Carteira
ASAE age no Dia do Consumidor
Assinalando o Dia Mundial de Defesa do Consumidor, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica desancadeou várias ações de fiscalização e de inspeção a nível nacional, nos dias 15 e 16 de março, “numa perspetiva de proteção dos consumidores e com maior incidência nas atividades económicas mais denunciadas”.
As ações de fiscalização foram efetuadas em todo o circuito comercial, desde a produção, armazenamento, distribuição e comercialização, com particular enfoque em matérias de segurança alimentar, nomeadamente o armazenamento e comercialização de géneros alimentícios, os estabelecimentos de restauração e bebidas, a distribuição e venda de produtos contrafeitos e atividades exercidas ilegalmente, tendo, ainda, sido dado especial enfoque ao comércio electrónico.
PUBLICIDADE
Registam-se como resultados globais, a fiscalização de 273 operadores económicos com a instauração de 20 processos-crime, 58 processos de contra-ordenação e 10 suspensões de atividade.
As principais infrações verificadas de natureza criminal foram a fraude e a falsificação de géneros alimentícios e produtos alimentares avariados e contrafação e de natureza contra ordenacional, o incumprimento de requisitos de higiene, a falta de licenciamento e a falta de afixação de preços.
Foram apreendidos vários produtos, nomeadamente géneros alimentícios impróprios para consumo (produtos cárneos, produtos da pesca, produtos de pastelaria) e falsificados (azeite) artigos de vestuário e calçado, equipamentos de pesagem e moldes, num valor superior a €62.000.
Related Images:
PUBLICIDADE