Coimbra
Casa da Escrita “nas mãos de associação de amigo e de irmão” do presidente da Câmara de Coimbra
Em meados de junho, Notícias de Coimbra perguntou à Câmara Municipal de Coimbra se a Casa da Escrita ia ser descontinuada para dar lugar à Casa da Cidadania da Língua.
A autarquia optou por não responder a questões muito concretas e preferiu convidar “Notícias de Coimbra” para o debate “Coimbra n(o) centro da Língua | Ciclo Cidadania da Língua”, que decorreu neste dia 1 de junho, no edifício da rua João Jacinto,8, uma iniciativa da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA). E nós fomos!
PUBLICIDADE
Seria expetável que a resposta, que também não foi dada às oposições na Câmara e na Assembleia fosse fornecida de maneira formal durante o “invento” mas as explicações foram diluídas na longa conversa entre José Diogo (que afirma ser “amigo de longa da data do José Manuel Silva”), o autarca, uma vice-reitora da Universidade de Coimbra e o embaixador de Portugal no Brasil.
Foi preciso chegar ao minuto 43 para o prefeito de Coimbra admitir o que se sabia e tem andado a esconder. A Casa da Escrita “vira” Casa da Cidadania da Língua e fica nas mãos da Associação Portugal Brasil 200 anos, fundada por José Diogo, João Gabriel Silva (irmão do presidente da Câmara) e Maria Santiago.
A sede da APBRA é na lisboeta avenida da República, onde funcionam outros negócios de José Diogo, “partner ” daquela ilustre israelita a quem a autarquia encomendou um “estudo para vender Coimbra em Singapura”.
O REBATISMO:
No final do alegado debate, as duas dezenas de pessoas presentes na casa que foi de Cochofel, não quiseram questionar o quarteto que conversou durante uma hora, o que se entende, uma vez que 95% assistência fazia parte da prata da casa.
Embora não fosse uma “coletiva” (conferência de imprensa), ND optou por participar no apronto o e quis saber quando vai custar este novo episódio daquela que promete ser uma inesquecível co-produção luso-brasileira. Por enquanto, a conta ronda os 50 mil, valor que, pelo que já apurámos, vai aumentar quando se fizer o balanço desta ponte aérea transatlântica.
DINHEIRO EM JOGO:
O debate contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da Associação Portugal-Brasil 200 anos, José Diogo, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e da vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque.
VEJA TUDO:
A APBRA afirma ser “uma Associação não governamental e sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento das relações humanas e económicas entre Portugal e o Brasil e à promoção cultura e da língua portuguesa, através da realização de eventos e parcerias com agentes privados e públicos dos dois países.
Foi constituída em 26 novembro de 2021 num cartório de Lisboa, e tem como fundadores José Diogo (presidente da Direção), João Gabriel Silva (irmão do presidente da Câmara e líder da Assembleia Geral) e Maria Santiago (advogada na capital e presidente do Conselho Fiscal).
Related Images:
PUBLICIDADE