Extra

As rotundas mais engraçadas de Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 meses atrás em 16-09-2024

Imagem: DR

Estão um pouco por todo o lado. Qualquer localidade possui dezenas (ou centenas) de rotundas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Algumas autarquias “enfeitam” as suas rotundas com obras de arte.

Conheça algumas rotundas, selecionadas pela VortexMag, mais caricatas rotundas de Portugal:

1.Rotunda dos bombeiros – Almodôvar: Esta rotunda é uma homenagem aos bombeiros mesmo em frente ao quartel local.

FOTO: DR

2.Rotunda da escrita – Almodôvar: Esta é dedicada aos 2500 anos da escrita. Uma data curiosa, tendo em conta que a escrita foi inventada há 5500 anos. Ou será outro tipo de escrita?

FOTO: DR

3.Rotunda da emigração – Almancil: Portugal foi (e continua a ser) um país de emigrantes. Em Almancil decidiram que a melhor forma de homenagear os emigrantes era com um carimbo gigante.

FOTO: DR

4.Rotunda dos dinossauros – Lourinhã: Desde que foram descobertas pegadas de dinossauros no concelho da Lourinhã que a autarquia tem levado muito a sério a tarefa de promover a localidade como “dinodestino”.

FOTO: DR

5.Rotunda do golfista – Tavira: O Algarve é um destino de golf de excelência. Em Tavira levam isso tão a sério ao ponto de dedicar uma rotunda aos golfistas.

FOTO: DR

6.Rotunda dos Anzóis – Torres Vedras: O concelho tem uma rotunda com anzóis.

FOTO: DR

7.Rotunda das minhocas – Albufeira: Uma é verde e a outra é vermelha, parecem estar apaixonadas e usam uns estilosos óculos de sol.

FOTO: DR

8.Rotunda sol e mar – Leça da Palmeira: Chamam-lhe a “rotunda sol e mal”. No entanto, há quem diga que parece um tubo cortado ao meio que verte alguma água e que tapa bem as vistas.

FOTO: DR

9.Rotunda da Lambreta – Fátima: Não sabemos se algum dos pastorzinhos de Fátima se deslocava de lambreta quando ia com as ovelhas para o monte e viu a Nossa Senhora numa azinheira, mas a ideia de imortalizar este veículo numa rotunda intriga-nos. Alguém de Fátima que nos possa explicar?

FOTO: DR

10. Rotunda do Barco – Almada: Falta a água, faltam as ondas, falta o peixe. E aquela cor vermelha é deveras curiosa. Mas em Almada alguém resolveu homenagear os pescadores da terra. Nada contra, mas de certeza que haveria outras formas de o fazer (embora não tão originais, confessamos).

FOTO: DR

11.Rotunda da Mujerona – Tavira: Representa uma mujerona, um artefato utilizado pelos pescadores locais como armadilha para apanhar peixes.

FOTO: DR

12.Rotunda da Carroça – Albufeira: Depois da rotunda das minhocas, Albufeira surpreende novamente, desta vez com a rotunda da carroça.

FOTO: DR

13. Rotunda do 100 – São Brás de Alportel: É uma homenagem aos 100 anos da localidade.

FOTO: DR

14. Rotunda das escadas – Ferreiras: A ideia pode ser subi-las até chegar ao céu, mas porque razão é preciso molhar as pernas de quem tenta fazê-lo? E quem foi o arquiteto que as desenhou tão tortas? Perguntas às quais poucos saberão responder, incluindo os habitantes de Ferreiras.

FOTO: DR

15. Rotunda D. Manuel I ‘O Venturoso’ – Serpins: Simboliza a comemoração dos 500 anos do foral da Vila de Serpins.

FOTO: DR

16. Rotunda dos Pescadores – Figueira da Foz: O monumento representa o pescador na labuta do mar. A figura de “Pescador” é um dos símbolos de Buarcos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE