O novo Largo do Terreiro da Fonte, em Eiras, foi inaugurado domingo, 6 de abril. Investimento, que envolveu obras no subsolo, foi superior a 350 mil euros.
Depois de um ano em obras, a população de Eiras teve oportunidade de conhecer o requalificado Largo do Terreiro da Fonte.
O objetivo, como explicou o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, foi devolver aquele espaço “às pessoas, mas principalmente para as crianças”.
PUBLICIDADE
“O anterior largo não era um Largo, mas sim um parque de estacionamento a céu aberto”, disse Luís Correia.
Veja imagens do requalificado Largo do Terreiro da Fonte







Para o autarca, a empreitada realizada naquele local pela empresa Águas de Coimbra foi o mote para a concretização deste projeto.
Na prática, e segundo a memória descritiva do projeto, foi colocado “um pavimento contínuo em betão desativado que recria uma imagem global, sendo intersetado pelas vias de acesso viário, por uma ligação de acesso local na ala lateral, e pelos percursos pedonais demarcados por betão desativado de cor diferenciada, de modo a salientar ritmos e alinhamentos na praça, sendo o percurso principal ladeado por guia orientadora em pavimento podotátil”.
Veja o Direto NDC com a requalificação do largo
O largo manteve alguns lugares de estacionamento automóvel nas partes laterais da zona, bem como esta intervenção foi aproveitada para “acabar com o ruído visual existente de fios a atravessar o largo”. “Hoje o que temos aqui é efetivamente uma praça”, disse.
A intervenção permitirá, em próximos mandatos, dar continuidade ao largo para o terreno adquirido recentemente pela União das Freguesias e que fica nas traseiras da fonte ali instalada desde 1743 e ao lado da Igreja Matriz de Eiras.
Veja o Direto NDC com Luís Correia
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.