Região
As 119 empresas Gazela da Região Centro receberam distinção (com videos)
A ministra da Coesão Territorial entregou ontem os prémios Gazela às empresas da Região Centro, numa cerimónia ao ar livre, na Praça do Município de Aveiro, e apelou para que sejam retiradas lições do “ano mais difícil das nossas vidas”.
“Passou mais de um ano desde o início da pandemia e há agora que retirar lições e olhar para a frente: repensar, replanear e reconstruir” – disse Ana Abrunhosa aos empresários da Região Centro.
PUBLICIDADE
A governante considerou que é urgente “repensar aquilo que dávamos como garantido, replanear os projetos e investimentos que temos de voltar a avaliar antes de executar e reconstruir com base naquilo que a covid-19 nos ensinou”.
A importância de apostar na produção nacional e europeia foi um dos aspetos que salientou avisando que Portugal não deve estar “tão dependente daquilo que compra lá fora” ao mesmo tempo que deve “mostrar a todo o mundo que consegue produzir com melhor qualidade, com maior eficiência, com menores custos ambientais, com mais inovação e conhecimento.”
Um estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) concluiu que as empresas Gazela são agora 119 empresas, mais sete do que em 2019, que empregam mais de quatro mil pessoas e que geraram um volume de negócios de 438 milhões de euros e 116,9 milhões de euros de exportações.
As empresas Gazela são empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.
Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinha que é “com muita satisfação que vemos o crescimento, nos últimos anos, destas empresas na região Centro. Em 2012, existiam 47 empresas gazela e hoje temos 119. Estas empresas representam uma pequena percentagem do universo empresarial, mas cada uma delas tem uma grande importância nas dinâmicas de emprego e de riqueza, contribuindo fortemente para a inovação, atratividade e competitividade da região Centro.
São empresas com ritmos de crescimento muito elevados e que se traduzem na criação de um grande número postos de trabalho, evidenciando também resiliência, mesmo em contextos económicos adversos.
A CCDRC faz, há nove anos, o acompanhamento destas empresas e o que desejamos é que elas se multipliquem por toda a região Centro, contribuindo significativamente para que a região seja cada vez mais empreendedora e competitiva. Estaremos sempre disponíveis para receber e apoiar estas empresas”.
Veja mais fotografias na página de facebook do Notícias de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE