Cidade
Árvore de Natal do Jardim Botânico chama a atenção para espécie ameaçada
Segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 11:30, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) apresenta a sua árvore de Natal ornamentada com materiais naturais e com iluminação alimentada a luz solar.
PUBLICIDADE
A árvore escolhida é um Teixo (Taxus baccata), uma espécie ameaçada em Portugal Continental, e que cresce espontaneamente apenas no Gerês e na Serra da Estrela,preferindo habitats localizados em terras altas e frias.
Um teixo pode viver entre 400 a 600 anos. É uma das árvores com um grande simbolismo associado a esta época do ano, pois representa o fim do ano solar.
Nas últimas décadas, estudos científicos isolaram um princípio ativo presente nos frutos do teixo, que apresenta propriedades medicinais, sendo usado em tratamentos no combate ao cancro. No entanto, atualmente, continuam a ser desenvolvidos novos produtos farmacêuticos a partir desta planta.
Esta conífera está distribuída um pouco por toda a Europa e a sua madeira muito flexível serviu para a construção de arcos e flechas e de instrumentos musicais.
O Professor Jorge Paiva fará a inauguração da Árvore de Natal, contextualizando a sua importância biológica. O ponto de encontro será na estátua de Avelar Brotero.
Related Images:
PUBLICIDADE