Primeira Página

Arte, tradição e música: tudo o que pode fazer este fim de semana em Coimbra

António Alves | 10 horas atrás em 03-04-2025

A inauguração do Solo Show da Anozero – Bienal de Coimbra e a recriação da Feira dos Lázaros são algumas das propostas para este fim de semana na cidade.

O primeiro fim de semana de abril fica marcado pela previsão meteorológica de céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Perante este cenário, as principais propostas do Notícias de Coimbra apontam para iniciativas que decorrem em espaços fechados e de acesso geral.

PUBLICIDADE

No sábado de manhã, e a partir das 10:30, tem lugar um workshop sobre Tradição e Cultura do Arroz Doce na Páscoa no Mercado D. Pedro V. Promovida pela Confraria do Arroz Doce, esta sessão é dedicada ao Arroz-Doce de Freixo de Espada à Cinta, preparado pelo Chef Emanuel Faria.

Ao final da manhã de sábado (12:00), tem lugar um concerto com o Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias. Previsto para o Arco de Almedina, deverá ser transferido para os Paços do Município caso esteja mau tempo.

A iniciativa, que conta com a participação especial do grupo “Segue-me à Capela”, integra-se no programa “Abril no Feminino” e tem como objetivo assinalar os 10 anos da classificação como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O Centro Cultural do Penedo continua a acolher o DENSO – Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra. Este sábado, a partir das 15:00, vão estar em destaque os municípios de Cantanhede, Góis, Mira e Vila Nova de Poiares.

Realizado pela Jara Creative Vídeo, o município de Vila Nova de Poiares apresenta o documentário “Mãos à obra”, que explora o artesanato do concelho. Este momento conta ainda com uma demonstração de tecelagem ao vivo, pela artesã Leonilda Silva.

Segue-se o município de Mira, com a brass band Ursos das Gaitas.

A apresentação do livro infantojuvenil ”Todos Somos Capazes”, por Patrícia Neves, do Clube de Leitura Literar.te, é a proposta do Município de Cantanhede.

A tarde termina com uma conversa sobre o projeto METAMÓRṖHOSIS. Apresentado pelos autores, Carmen Serejo e António Luís Moreira, o projeto reflete uma realidade vivida nas aldeias do território de Góis. 

Às 16:00 de sábado, tem lugar no Convento São Francisco a inauguração da exposição “Salto Imenso”. Trata-se do resultado do encontro IMENSO, promovido pela Associação Há Baixa, que decorreu entre o Convento São Francisco e a Quinta da Conraria, com a Associação de Paralisia de Coimbra, entre janeiro e setembro de 2022.

Para além da visita performativa, terá lugar no final um microconcerto com o grupo 5.ª Punkada.

Nas Piscinas do Mondego, a iniciativa “Abril no Feminino” contempla ainda uma conversa da cantora e compositora Márcia com o jornalista João Gobern. A partir das 17:00, a conversa irá debruçar-se sobre o mais recente álbum da cantora, Ana Márcia, num encontro intimista onde se cruzam música, vida e criação artística.

A seguir, João Gobern assume os comandos da sessão “Tudo Menos Futebol”»”, oferecendo duas horas de música exclusivamente interpretada por vozes femininas. A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

Ao final do dia de sábado, a partir das 19:30, decorre a inauguração oficial do Solo Show’25 do Anozero – Bienal de Coimbra no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Janet Cardiff e George Bures Miller são os responsáveis da instalação “A fábrica das sombras” que tem a curadoria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC).

Neste edifício histórico, destaca-se a primeira apresentação fora dos Estados Unidos de “The Infinity Machine” e a exibição do multicelebrado “Forty Part Motet”.

Para domingo, 6 de abril, a primeira proposta passa pela Feira dos Lázaros na Praça Dom Dinis. A recriação feita pelo Grupo Folclórico de Coimbra tem início às 10:00 e ali podem ser encontradas uma variedade de produtos típicos da região, como doces tradicionais, brinquedos de madeira, bolas de serrim e raminhos de alecrim, que são vendidos em bancas decoradas de forma simples e autêntica.

Também ao ar livre, e caso a meteorologia permita, realiza-se a partir das 09:00 de domingo o Dia Mundial da Atividade Física na margem direita do Parque Verde do Mondego, junto à Ponte Pedro e Inês.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra – Unidade Local de Saúde de Coimbra, em colaboração com as entidades signatárias do protocolo “Coimbra Unida pelo Coração”.

O objetivo é promover a literacia para a saúde, sensibilizar para a adoção de hábitos de vida saudável e para a prática regular de atividade física.

O encerramento do DENSO – Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra tem lugar no domingo, 6 de abril, no Centro Cultural do Penedo.

A partir das 15:30, decorre a palestra “Somos o que comemos? Gastronomia, Territórios e Culturas: das identidades às experiências”, a cargo do docente e investigador João Pedro Gomes, e a Mostra Intermunicipal de Sabores, que permitirá explorar a gastronomia dos municípios envolvidos.

Se gosta de música, a Igreja da Rainha Santa Isabel recebe às 16:30 o espetáculo “O Coro da Nova pelo Coro da Universidade Nova de Lisboa. Este grupo vem apresentar em Coimbra um dos seus concertos da temporada de Páscoa, este ano dedicado ao tema “Anoitecer”.

Será dirigido pelo maestro Diogo Gonçalves e conta com a participação do pianista e organista Nicholas McNair.

Durante o fim de semana pode ainda visitar duas exposições com entrada gratuita no Museu Municipal – Edifício Chiado e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC).

A primeira chama-se “O Vaguear do Olhar”, com curadoria de Ana Antunes. A exposição, que tem portas abertas no sábado e domingo entre as 10:00 e as 13:00 e das 14:00 às 18:00 no Edifício Chiado, reúne obras da Coleção AA (Ana e António), Coleção Telo de Morais, Coleção de Arte Contemporânea do Município de Coimbra e Coleção de Arte Contemporânea do Estado, em depósito no CACC.

A mostra, que integra a programação de “Abril no Feminino”, destaca o trabalho de artistas femininas e apresenta um diálogo entre diferentes linguagens artísticas, como pintura, desenho, escultura, vídeo, instalação e fotografia.

Já no CACC continua “Um Silabário por Reconstruir” com a curadoria de José Maçãs de Carvalho e Joana Oliveira Borges.

Pode ser visitada no sábado e domingo entre as 10:00 e as 13:00 e das 14:00 às 18:00 e integra um projeto nacional da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea que inclui obras de Álvaro Lapa, Ana Jotta, Ana Rito, Andreia Santana, Catarina Dias , Dalila Gonçalves, Gonçalo Barreiros, Jorge Martins, Jorge Molder, João Louro, Julião Sarmento, Miguel Branco, Pedro Casqueiro, Rosa Carvalho e Rui Sanches.

A mostra conta ainda com um segundo espaço na Sala da Cidade, junto ao Município de Coimbra. Aqui, o horário é das 13:00 às 18:00 de sábado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE