Vamos

Arroz de lavagante: especialidade imperdível no restaurante “O Mercado” em Coimbra

António Alves | 4 horas atrás em 11-02-2025

O restaurante “O Mercado”, no Mercado Abastecedor de Coimbra em Taveiro, está a promover até 3 de março um dos principais pratos da sua ementa: o arroz de lavagante.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Semelhante à lagosta, o lavagante distingue-se desta pelas antenas mais curtas e pelo facto do primeiro par de patas estar transformado em grandes pinças: uma mais pequena com a função de esmagar e outra maior com a função de cortar.

A sua “carne firme, ligeiramente adocicada” é estrela em inúmeras receitas, mas no caso do restaurante “O Mercado” a junção com o arroz torna este prato um dos mais requisitados.

Ao Notícias de Coimbra, a proprietária Rita Oliveira referiu que a receita é da autoria do Chef Cláudio Ralha que na sua confeção usa apenas “produtos frescos”.

A dose por pessoa custa 22,50 euros e a responsável pede aos interessados para que façam a reserva antecipada deste prato para, dessa forma, evitarem estar à espera da sua confeção.

“Estamos a falar de 35 a 40 minutos. Por outro lado, garantimos a frescura dos produtos usados”, afirmou.

Manter a frescura e qualidade do peixe e da carne que é servida ao cliente é a principal aposta do restaurante “O Mercado”.

Na ementa, e como propostas de entradas, o restaurante sugere o Camarão à Guilho, a Pota Ensalsada ou os Ovos Mexidos com Farinheira.

Nas especialidades da casa, o Robalo à Bolhão Pato com Arroz de Coentros, o Robalo com Lingueirão à Bolhão Pato ou o Robalo ao Sal (para 2 pessoas) são dos pratos mais pedidos, mas não se deve perder de vista a Caldeirada de Pregado ou o Arroz de Línguas de Bacalhau com Ovo Escalfado.

Robalinho, Dourada Escalada, Pregado, Corvina, Garoupa, Lulas, Chocos e Robalo/Dourada Selvagem estão disponíveis para grelha no carvão. Nas carnes, o Naco de Alcatra, os Secretos e Lagartos de Porco Preto e o “Terra e Mar” para duas pessoas (bife, camarão jumbo e lulas) fazem parte da lista de pratos mais requisitados.

Para confortar a barriga depois desta saborosa refeição, as sugestões passam pelos doces “Fora da Caixa”, Escarpiada com Bola de Gelado, o Mil Folhas de Requeijão com Doce de Abóbora ou a Tarte de Merengada de Limão.

O restaurante “O Mercado” funciona de segunda a sexta-feira entre as 12:00 e as 15:00 e das 19:00 às 22:30. Os dias de descanso são o sábado e domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE