Primeira Página
Aqui o Queijo Rabaçal “é rei” e está bem acompanhado!
A ExpoSicó 2024 decorre até este domingo, 19 de maio, no Jardim do Cardal, em Pombal. A abertura oficial contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
No total são cerca de meia centena de expositores que participam neste evento que promove os produtos endógenos desta região e que se realiza rotativamente entre os seis municípios do território de intervenção da Terras de Sicó.
O destaque da Feira é o queijo, no entanto o certame inclui também uma mostra de vinho, de azeite e mel, uma exposição de cerâmica artística e o Festival de Folclore da Serra de Sicó, assim como muitas outras atividades de divulgação do território e promoção dos produtos locais, além de atividades musicais e recreativas.
O certame é “um exemplo de uma aposta política intermunicipal em torno de um objetivo comum, assente na potenciação das economias de base local, sobretudo a nossa fileira agro, tendo como bandeira a Feira Queijo Rabaçal”, salientou o presidente da direção da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó.
“Estamos unidos por um objetivo comum e concreto a promoção do teritório”, acrescentou Pedro Pimpão.
O também autarca de Pombal sublinha que “este evento tem vindo a crescer e é hoje muito mais do que uma mostra de queijo”, realçando a importância de promover os demais produtos endógenos da região.
A Exposicó conta ainda com a 29.ª Mostra de Vinhos Terras de Sicó, a 19.ª Mostra de Azeite e Mel Serra de Sicó, 8.ª Exposição de Cerâmica Artística e da 34.ª edição do Festival de Folclore da Serra de Sicó.
Entre os vários expositores do “rei” da feira está a Serras do Rabaçal. Maria Alice marca presença neste evento há mais de vinte anos. O ex-libris também apresenta algumas inovações.
Os vinhos Terras de Sicó cada vez são mais premiados. A Encosta da Criveira recebeu recentemente duas medalhas de ouro, como explica o gerente Luís Reis.
Os enchidos também não faltam neste evento. A Sicóbom, de Alvaiázere apresenta uma novidade: lombo de porco curado como presunto. “A aceitação está a ser muito boa”, revela a gerente Madalena Carvalho.
Para além do afamado queijo, o certame conta ainda com seis expositores da área dos vinhos e quatro produtores de mel.
Os seis municípios ligados à Serra de Sicó são Pombal, Ansião e Alvaiázere, no distrito de Leiria, e Penela, Condeixa e Soure, no distrito de Coimbra.
Será o concelho de Soure que irá receber a Exposicó 2025.
Related Images:
PUBLICIDADE