Saúde
Aprenda a prevenir e a tratar os escaldões
Os escaldões nas crianças e nos adultos, devem ser, antes de mais, evitados e prevenidos. Contudo, todos sabemos que, por vezes, algumas distrações podem dar azo ao surgimento de queimaduras solares.
Com a chegada do tempo quente e com o aumento das idas à praia, faz todo o sentido falar de escaldões.
Os sintomas mais comuns de um escaldão são “vermelhidão na pele, aumento da temperatura na região queimada, comichão na região do escaldão” e “em casos extremos, podem ocorrer enjoos, vómitos, tremores ou tonturas”, revela o e-Konomista.
Assim que surjam os primeiros sinais deve colocar-se de imediato à sombra, e beber bastante água. Já em casa deve tomar um banho de água fresca e limpar-se com uma toalha de algodão.
Em seguida, aplique uma loção hidratante e um regenerador da pele, ou seja, um creme preparado para tratar zonas doridas e sensibilizadas da pele, aconselha.
Mantenha-se atento à evolução do escaldão e tente não coçar para evitar infeções. Passados alguns dias, é aconselhável aplicar um creme com aloé vera.
Se a evolução não for favorável, deve dirigir-se à unidade de saúde mais próxima e deixar que um profissional de saúde o examine e avalie.
Por isso, evite as horas em que a radiação do sol é mais perigosa, ou seja, entre as 11:30 e as 16:30.
Na praia, principalmente nos primeiros dias e em crianças com a pele mais clara, é conveniente protegê-las com uma camisola de algodão, chapéu, calção ou fato de banho.
Related Images:
PUBLICIDADE