Educação
Aposentados gostam de teclar?
Ricardo Pocinho, Secretário da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, viu aprovado no passado dia 13 de Novembro, pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra o seu Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em educação permanente e formação de adultos, com o titulo, Gerontopedagogia – Formação Sénior em TIC, como elemento de inclusão social.
Os objectivos deste estudo foram os de verificar a importância que as pessoas em situação de reforma atribuem à educação/formação ao longo da vida, nomeadamente à utilização de computadores.
O estudo decorreu durante os anos de 2011 e 2012 e, segundo Ricardo Pocinho, “só agora se encerra, pois aguardámos a publicação de todos os resultados. A metodologia teve por base um caso de estudo, passando um questionário a 100 aposentados do Sindicato dos Bancários do Centro que tivessem frequentado à menos de um ano, formação em introdução as tecnologias da informação e comunicação”.
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Conclui-se que as pessoas que participaram no estudo se sentem capazes de dirigir e serem autónomos em experiências educativas. Quando cruzados os dados da escala das Atitudes Perante os Computadores com os anteriores, chega-se à conclusão que as pessoas embora com muita confiança em si mesmo para a formação, apresentam resistências à formação em TIC. Os sujeitos revelam uma elevada confiança em si mesmo, quando confrontados com a importância da formação ao longo da vida, sendo que a média é de 8,015 em 10.
Nesta amostra as pessoas tem uma percepção elevada para dirigir a sua formação e acreditam que os computadores podem ser importantes para a persecução das suas atividades quotidianas e como factor de inclusão social.
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