Coimbra

Aplausos! Maria de Lourdes é a antiga estudante mais velha da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 48 minutos atrás em 04-04-2025

A antiga estudante da Universidade de Coimbra mais idosa, que recentemente completou 105 anos, foi homenageada nesta sexta-feira pela AAEC (Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra), no dia em que se celebraram 71 anos sobre a “Segunda Tomada da Bastilha”.

A segunda Tomada da Bastilha aconteceu a 4 de Abril de 1954, quando um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra decidiu repetir o que havia sido feito 34 anos antes por outros 40 estudantes, ocupando o “Clube dos Lentes” para exigir melhores instalações para a Associação Académica.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta segunda ocupação participaram, entre outros, Fernando Mendes Silva (então Presidente da AAC e que viria a ser Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Académica-OAF), Viriato Namora, Júlio Serra e Silva e Polybio Serra e Silva (que veio a ser Professor Catedrático da Faculdade de Medicina e um dos fundadores e dos mais entusiastas dirigentes da AAEC até falecer, em 2022).

PUBLICIDADE

Segundo relatos dos protagonistas, a ocupação terá chegado aos ouvidos de Salazar, que entendeu que os estudantes tinham razão e deu instruções para ser construído um edifício de raiz para a AAC – edifício esse que foi inaugurado em 1961, incluindo o Teatro Académico de Gil Vicente.  

Tal facto levou a que, desde há alguns anos, o “Dia do Antigo Estudante de Coimbra” se assinale a 4 de Abril.

Desta vez a celebração fez-se na Casa dos Pobres, uma instituição muito acarinhada pela Academia e que foi fundada e dirigida pelo advogado Alfredo Fernandes Martins, líder da Tomada da Bastilha em 1920. Exactamente o ano em que nasceu a que é hoje a mais idosa antiga estudante, agora alvo de uma homenagem da AAEC.

Trata-se de Maria de Lourdes Velindro de Carvalho, que nasceu em Coimbra a 11 de Março de 1920, filha de Raúl Velindro, respeitada figura da cidade, que tinha uma barbearia na Praça da República. Maria de Lourdes viria a matricular-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Clássica em 1942. Enveredou pelo ensino, tendo iniciado a carreira docente no Colégio Rainha Santa Isabel. Depois casou com um jovem de Tomar e foi viver para quela cidade. Ao longo da carreira deu aulas em escolas públicas e privadas em Tomar, Benavente, Valpaços e Estremoz. Aposentou-se em 1982, tendo ido viver para Faro, onde ainda reside. 

A biografia da homenageada foi traçada pelo seu primo Mário Velindro (Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra), acompanhada pela exibição de várias imagens dos tempos de estudante da Maria de Lourdes e também de um vídeo agora registado, onde ela envia um abraço para a Universidade de Coimbra.

Para além desta homenagem, o Presidente da AAEC, Jorge Castilho, evocou a memória de vários antigos estudantes, entre eles Alfredo Fernandes Martins, Fernando Mendes Silva e Polybio Serra e Silva, protagonistas das “Tomadas da Bastilha”, mas também de outros falecidos recentemente, como Francisco St Aubyn (que foi Presidente da AAEC no Algarve), Miguel Macedo (ex-Ministro que foi Presidente da Assembleia Magna da AAC nos anos 80), e Carlos Maia Teixeira (médico e escritor, que foi activo associado da AAEC).  

Presente nesta celebração, o Vice-Reitor da UC, João Nuno Calvão da Silva, congratulou-se com a iniciativa e o espírito de família que reina entre antigos e actuais estudantes.

Participaram dezenas de antigos e atuais estudantes, entre os quais o Dux Veteranorum, Matias Correia e a Vice-Presdente da AAC, Carina Duarte.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE