A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) vai acolher a apresentação do livro «Património na Estética do seu Tempo», da autoria de António Ginja, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
A sessão realiza-se no próximo dia 9 de abril de 2025, quarta-feira, às 18:00, na Sala de São Pedro e integra o ciclo «DEPÓSITO LEGAL: Novos Livros, Novas Leituras», uma iniciativa da BGUC que promove o conhecimento de novas publicações no espaço público, com a presença de autores e autoras em diversos domínios da criação científica, literária e artística.
Arqueólogo de formação e doutorado em História da Arte, António Ginja é professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua investigação cruza arqueologia da arquitetura e património arquitetónico, com especial enfoque em contextos de reabilitação e na crítica das práticas patrimoniais contemporâneas.
PUBLICIDADE
No livro agora publicado, António Ginja analisa de forma crítica o modo como a perceção estética molda a nossa relação com o património cultural. Através de um percurso que atravessa a história da arte, a filosofia e as políticas de memória, o autor questiona até que ponto a beleza — tal como a entendemos em cada época — condiciona o olhar, a proteção e o destino de monumentos, ruínas, obras de arte e outros bens culturais.
A apresentação estará a cargo de Milton Pedro Dias Pacheco, historiador da arte e diretor do Paço dos Duques de Bragança.
A sessão terá lugar na Sala de São Pedro, no 2.º piso da BGUC. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (para o email bg-eventos@bg.uc.pt ou neste formulário bit.ly/2025_04_09_BGUC), devido à lotação limitada.
António Ginja é professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciado em Arqueologia em 2008, a sua carreira tem-se focado na análise de arquitetura histórica. A sua investigação foca-se em áreas como arqueologia da arquitetura e património arquitetónico.
Em 2017 obteve o mestrado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação Castelo de Leiria: Estruturas militares do núcleo A, Análise arquitetónica e arqueológica (especialidade de arquitetura militar medieval e moderna) e em 2023 obteve o doutoramento, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese Para uma arqueologia crítica da arquitetura (especialidade de arqueologia da arquitetura em contexto de reabilitação de património arquitetónico).
PUBLICIDADE