Saúde

Antigos profissionais da ULS de Coimbra receberam Medalha de Ouro do Ministério da Saúde

Notícias de Coimbra | 6 dias atrás em 08-04-2025

Imagem: ULS Coimbra / Facebook

O Professor Joaquim Neto Murta, a Drª Rosa Reis Marques e o Professor Henrique Vilaça Ramos receberam ontem, Dia Mundial da Saúde, a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, que se destina a galardoar pessoas, organismos ou instituições que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência, ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública.

Joaquim Neto Murta é médico oftalmologista e professor catedrático, especialista em córnea, cirurgia refractiva, cirurgia de catarata e do segmento anterior do globo ocular e oftalmologia pediátrica. É reconhecido pelo seu contributo no ensino, investigação e desenvolvimento da oftalmologia em Portugal e internacionalmente. Foi Diretor de Serviço de Oftalmologia e Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia da ULS de Coimbra entre 2008 e 2024. Em 2013 passou a Professor Catedrático de Oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

PUBLICIDADE

publicidade

Rosa Reis Marques licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Administração Hospitalar, pela Escola Nacional de Saúde Pública. Ingressou na carreira de Administração Hospitalar em 1982, tendo desempenhado funções ao nível da gestão intermédia, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Hospital de Cantanhede e Centro Hospitalar de Coimbra. Foi Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional do Centro. Tem participado em diversos grupos de trabalho, no âmbito do Ministério da Saúde, e em diversas atividades associativas, das quais se destaca a participação nos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (1989-2007).

PUBLICIDADE

Henrique Vilaça Ramos fez a sua formação em radiologia em Coimbra, Lisboa e Roma, completada com estágios de curta duração em Espanha, Bélgica e Alemanha. Licenciado em Medicina, fez doutoramento e a agregação, tendo alcançado o cargo de professor catedrático e presidido aos conselhos pedagógico e científico da FMUC, bem como à sua Assembleia de Representantes. Interessou-se sobretudo pela radiologia digestiva e óssea. Foi introdutor em Portugal do estudo gástrico em duplo contraste e, com Diniz de Freitas, da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica. Aperfeiçoou a técnica de microrradiografia de osso não descalcificado, o que lhe permitiu realizar estudos pioneiros por historradiografia, nomeadamente sobre o calo ósseo e sobre o efeito das radiações eletromagnéticas no crescimento ósseo. Na Ordem do Médicos, foi coordenador do Conselho Nacional de Ética e Deontologia e, enquanto presidente do Colégio de Radiologia, promoveu a adoção de um novo plano de formação nacional desta especialidade. Foi cofundador do primeiro centro de estudos de bioética em
Portugal.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra congratula-se pela atribuição da Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau ouro, aos seus antigos profissionais, a quem dá os parabéns por este reconhecimento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE