Política

Ana Abrunhosa vai apresentar projeto “alternativo, forte e coeso” à câmara de Coimbra

António Alves | 4 dias atrás em 16-02-2025

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS Coimbra garantiu domingo, 16 de fevereiro, que Ana Abrunhosa é a melhor candidata ao município.

No entender de Ricardo Lino, a antiga presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) tem “a experiência profissional, o conhecimento técnico, um tremendo conhecimento único, próximo como ninguém, do próprio território, a nível local e também a nível regional, e tem a capacidade de trabalho e uma grande capacidade de dedicação”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na entrevista ao Notícias de Coimbra, depois do nome da antiga governante ter sido aprovado com 50 votos a favor, um voto em branco e um voto contra, o deputado socialista confirmou que existem conversações com o movimento independente Cidadãos por Coimbra e os partidos PAN e Livre para que Ana Abrunhosa vá a votos numa coligação que envolva estas forças políticas.

PUBLICIDADE

“É público que estamos claramente a conversar, mas a questão da lista ou não, neste caso da coligação estar ou não fechada, ainda não está nada decidido, e a seu tempo, se for decidido, os militantes do Partido Socialista, em primeira mão, terão a opção de se pronunciar”, afirmou.

Quanto ao Bloco de Esquerda (BE), que esteve inicialmente na génese deste projeto conjunto, e a CDU – ambas as formações já apresentaram, respetivamente, os candidatos José Manuel Pureza e Francisco Queirós -, o líder da concelhia socialista reconheceu que essa é uma decisão que cabe a cada um dos partidos.

Apesar disso, “não nos parece nada, bem pelo contrário, que (essas duas candidaturas próprias) belisquem a força política deste movimento e, em particular, da pessoa de Ana Abrunhosa”.

Quanto a prazos, Ricardo Lino acredita que em março serão aprovados os nomes às principais juntas do concelho e que as listas completas à câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, caso haja coligação, deverão ser conhecidas em junho.

Sobre a acusação que pende sobre José Manuel Silva, atual presidente da câmara, da presumível prática do crime de peculato e falsificação de documento enquanto foi Bastonário da Ordem dos Médicos,
“é um assunto que diz respeito a ele e à sua coligação”.

“Eles é que têm de fazer a avaliação política se tem ou não condições. O presidente da câmara terá de fazer a sua defesa, não vou entrar nesse caminho, aquilo que nos interessa do ponto de vista político, é fazermos uma péssima avaliação do atual executivo, da liderança do seu Presidente da Câmara”, referiu.

Veja o Direto NDC com Ricardo Lino

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE