Política

Ana Abrunhosa quer candidatura pragmática e dialogante para Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 dias atrás em 17-02-2025

A candidata do PS à Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, afirmou hoje que pretende construir uma candidatura pragmática e capaz de fazer pontes, e disse esperar que a coligação com outras forças políticas no concelho se concretize.

“O meu perfil é de fazedora, é de muito pragmatismo e é com isso que as pessoas podem contar”, disse à agência Lusa Ana Abrunhosa, referindo que pretende criar um projeto inclusivo e disponível para fazer pontes com as forças vivas do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionada sobre a possível coligação do PS com Livre, PAN e movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), a ex-ministra disse que sente grande afinidade com as pessoas que representam essas forças políticas e que acredita que poderão ter um grande contributo a pensar um programa conjunto.

PUBLICIDADE

Segundo Ana Abrunhosa, a coligação está numa “fase bastante avançada do processo”.

Sobre se esta candidatura poderá representar um corte do PS com o passado, Ana Abrunhosa disse que o partido não se deve envergonhar do seu trabalho autárquico, que deixou “grandes obras” no concelho.

Apesar disso, “o autarca de hoje é um autarca que tem que ter um perfil e características diferentes do autarca do passado”, notou.

Para Ana Abrunhosa, o convite que o PS lhe fez e o diálogo com outras forças mostram “uma nova abertura que o PS quer fazer à sociedade”.

Disse ainda acreditar que se fala de um partido “que não fez um corte com o passado, porque tem orgulho do seu passado, mas que está a evoluir e que está a adaptar-se aos desafios da sociedade de hoje”.

Sobre o programa, a candidata socialista quer um documento com ações muito concretas, quantificadas e com horizonte temporal definido, revelando acreditar que em Coimbra falta “fazer e fazer de forma pragmática”.

Segundo Ana Abrunhosa, Coimbra tem hoje “um problema terrível” na mobilidade, além de ser uma “cidade suja, uma cidade feia, mas uma cidade que tem um enorme potencial”.

A ex-ministra propõe um concelho mais amigo dos empresários, que resolva os problemas da mobilidade, mas também da habitação, com mais espaços verdes, uma maior integração do rio, e a criação de um espaço de inovação capaz de acolher empresas tecnológicas na Baixa, zona que considera, neste momento, “um cancro”, que “está abandonada e com alguns problemas até de segurança”.

A comissão concelhia do PS de Coimbra aprovou no domingo a candidatura de Ana Abrunhosa como cabeça de lista da candidatura socialista à Câmara Municipal.

Independente, Ana Abrunhosa é atualmente deputada do PS na Assembleia da República, tendo sido ministra da Coesão Territorial e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Em 2021, a coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RiR e Volt), encabeçada por José Manuel Silva, ganhou a Câmara com cerca de 44% dos votos (seis mandatos), contra 32,6% do PS (quatro mandatos), então liderado por Manuel Machado, que tentava um terceiro mandato consecutivo à frente do município.

Além de Ana Abrunhosa, já são conhecidos como candidatos o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda, e o vereador Francisco Queirós, pela CDU.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE