Saúde

Amor e compreensão como aliados no controlo da diabetes

Notícias de Coimbra | 12 horas atrás em 14-02-2025

 A propósito do Dia de São Valentim, que se celebra hoje, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recorda que cuidar da saúde, controlando a diabetes, é também investir na relação com o outro. A gestão da diabetes pode trazer oscilações de humor que comprometem a comunicação, mas o amor, a compreensão e o apoio mútuo são pilares fundamentais para ultrapassar estas dificuldades.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A exigente gestão da diabetes pode impactar a vida emocional e a disponibilidade afetiva. As oscilações de humor resultantes da variabilidade glicémica, a ansiedade face à gestão da terapêutica e a angústia perante o medo de complicações são variáveis comuns. No entanto, não representam um entrave à partilha da intimidade.

Segundo Ana Lúcia Covinhas, psicóloga clínica da APDP, “a partilha da intimidade e a fluidez na comunicação são essenciais para a saudável vivência de uma relação, incluindo a sexualidade. A compreensão mútua decorrente do diálogo, fomenta o amor próprio e motiva para a manutenção dos cuidados pessoais, tão determinantes para o bem-estar e controlo da diabetes”.

A APDP disponibiliza diversos recursos e serviços de apoio para pessoas com diabetes e seus familiares, incluindo consultas de psicologia, grupos de apoio e encontros temáticos. A associação reforça a importância da comunicação na relação, do apoio mútuo e da procura de ajuda especializada sempre que necessário. A diabetes não deve ser encarada como um tabu, mas sim como uma condição que, quando partilhada e compreendida, pode fortalecer os laços afetivos e promover uma vida feliz.

A principal mensagem da APDP para este dia é simples: a proximidade, a compreensão e o apoio mútuo são os melhores aliados para o bem-estar emocional e, consequentemente, o controlo da diabetes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE