Escolas

Alunos de pijama “barrados” à porta de escola em Cantanhede

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 20-11-2024

Imagem: Andreia Roldão / Facebook

Alunos da Escola Básica Marquês de Marialva, em Cantanhede, surgiram à porta do estabelecimento de ensino vestidos de pijama. Os pais afirmam que as crianças foram impedidas de entrar nas instalações escolares na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro.

Os meninos quiseram ir vestidos desta forma por ser o Dia Nacional do Pijama.

PUBLICIDADE

publicidade

Nas redes sociais, uma mãe mostrou-se indignada: “A Escola Marquês Marialva, em Cantanhede barra entrada a todos os meninos que vão de pijama??!! Como assim??? Facas entram, roupas curtas entram e não vou mencionar mais nada….!!!”.

PUBLICIDADE

Faz ainda referência às crianças que “têm testes” e que “não entraram”, bem como “crianças que vieram de autocarro sozinhas às 8h da manhã e não têm como voltar para casa”, afiança.

Diz ainda que “a data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que uma criança tem direito a crescer numa família. O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida!”.

A diretora do Agrupamento já emitiu um comunicado onde esclarece a situação: “O Plano Anual de Atividades constitui-se como o documento de planeamento, que define, em função do Projeto Educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução. Nas atividades propostas para a Escola Básica Marquês de Marialva não consta qualquer atividade relacionada com a comemoração do Dia Nacional do Pijama, porque a mesma, promovida pela associação “Mundos Vida”, não se enquadra na faixa etária dos seus alunos, de acordo com a descrição da referida atividade na pág. da associação”.

Na qual se pode ler: “O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1ºciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) – ou de países onde há escolas portuguesas – , vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa …”.

“Assim, aos alunos que se apresentaram para entrar na escola vestidos de pijama, contrariando o estabelecido na alínea v), do art.º 10.º da Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, não lhes foi permitida a entrada na sala de aula, por porem em causa o normal funcionamento das atividades letivas”, pode ler-se na nota.

“Os alunos que não se encontravam nesta situação entraram normalmente no estabelecimento de ensino […] Os outros alunos entraram na escola, ficando junto à portaria até ser resolvida a situação” e que “nunca foi posta em causa a segurança dos mesmos”.

Frisa ainda que “no dia anterior […] informou que a mesma não poderia ocorrer pelos motivos anteriormente elencados”.

Termina dizendo que “esta atividade foi acolhida e desenvolvida em alguns estabelecimentos do Agrupamento com alunos de idade inferior a 10 anos”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE