Coimbra

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra organizam visita guiada

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 26-02-2025

Os alunos do Curso de Especialização Tecnológica de nível V em Turismo Cultural e Património da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) organizam, no dia 27 de fevereiro, uma visita guiada intitulada “Coimbra nos relatos históricos de Cosme de Médicis e da Missão Tenshou”.

A iniciativa contará com duas sessões: a primeira às 9:30 e a segunda às 14:30, com início na Sé Nova, passando por locais históricos mencionados nas descrições da missão jesuítica japonesa de 1585 e na viagem de Cosme III de Médicis em 1669.

PUBLICIDADE

publicidade

A Tenshou Ken’ou Shisetsu, ou Missão Tenshou, organizada pelos jesuítas e patrocinada por Otomo Yoshishige, Oumura Sumitada e Arima Harunobu, três dáimios cristãos do Japão, consistiu no envio de uma delegação de jovens embaixadores japoneses à Europa nos finais do século XVI para estabelecer relações diplomáticas com a Santa Sé e outras potências europeias. Na viagem de regresso ao Japão, os embaixadores passaram por Coimbra, em 1585, tendo ficado alojados no Colégio da Companhia de Jesus e visitado a cidade. A passagem por Coimbra desta embaixada demonstra a importância da cidade como um centro de receção e divulgação do cristianismo no Japão, além de destacar o papel dos jesuítas na mediação entre o Oriente e o Ocidente.

PUBLICIDADE

Já a viagem de Cosme III de Médicis, futuro Grão-Duque da Toscana, em 1669, visou consolidar o seu conhecimento sobre os reinos europeus e em especial estreitar laços entre os territórios ibéricos e a Toscana. Durante a sua visita a Coimbra, Cosme teve a oportunidade de explorar a cidade e os seus monumentos, deixando um valioso testemunho sobre Coimbra no século XVII, dos quais se destaca, além do relato pormenorizado de Lorenzo Magalotti, a magnífica representação da cidade pelo artista da comitiva, Pier Maria Baldi.

Destinada aos alunos de nível IV do curso profissional de Turismo da Escola Profissional Profitecla – Coimbra, a visita permitirá aos participantes conhecer o património histórico de Coimbra sob uma nova perspetiva. Através dos relatos desses viajantes estrangeiros, que registaram a cidade na Época Moderna, será possível visitar locais como o primitivo Colégio de Jesus, a Universidade, a Rua da Sofia, o Mosteiro de Santa Cruz e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha sob um prisma diferente. Estes locais, visitados e descritos pelas duas comitivas, serão assim contextualizados à luz das perceções históricas destes estrangeiros.

“Coimbra nos relatos históricos de Cosme de Médicis e da Missão Tenshou” insere-se no âmbito do projeto interdisciplinar anual que os alunos têm vindo a desenvolver e que teve início em dezembro passado com a organização de uma aula aberta sobre “Coimbra como destino turístico nos relatos históricos de viajantes estrangeiros”. Este projeto demonstra a relevância desses relatos para a criação de itinerários turísticos literários, baseados nas memórias de quem visitou e descreveu a cidade em diferentes períodos da sua história.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE