Aluno da UC vence BIG Smart Cities 2017
Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi o vencedor da final do BIG Smart Cities 2017, que decorreu ontem, 11 de julho, no Centro Cultural de Cascais.
O estudante concorreu com o projeto tecnológico PAVNEXT – Pavement Energy Efficient Extractor -, uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), permitindo a redução do número de acidentes e da sua gravidade. Possibilita também a produção energia elétrica pela passagem dos veículos.
Ao ganhar esta competição nacional de empreendedorismo, Francisco Duarte recebe um prémio de 10 mil euros, um espaço de trabalho e um período de aceleração de 6 meses, uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa e acesso à cidade experimental de Cascais para testar o piloto da solução tecnológica que desenvolveu.
O BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab e Ericsson é uma competição de empreendedorismo que premeia ideias de base tecnológica que melhorem a vida de quem vive, estuda, trabalha ou visita as cidades, dentro de 5 áreas: smart living, smart green, smart government, smart inclusion e smart tourism. A 5ª edição teve início no dia 17 de Abril com o BIG Smart Cities Coimbra, no Instituto Pedro Nunes (IPN), que Francisco Duarte venceu. De seguida, a competição passou por Braga, Évora, Lisboa e Porto, tendo sido selecionados 20 finalistas.
Recentemente, o PAVNEXT foi um dos três vencedores da competição Climate Launchpad, e, em 2016, ganhou a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária.
Francisco Duarte está a finalizar a sua Tese de Doutoramento intitulada Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy, sob a orientação do Professor Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.
O aluno é igualmente membro da equipa de investigação do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions (PTDC/ECM-TRA/3423/2014), coordenado também por Adelino Ferreira e cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Related Images:
PUBLICIDADE