Economia
Alívio de IRS no salário já será sentido este mês
Nos próximos dois salários o bolso dos contribuintes vai ficar bem mais cheio com a aplicação das novas tabelas de retenção na fonte e dos retroativos a janeiro. Em 2025 haverá acerto de contas com o Estado.
A quase generalidade dos trabalhadores dependentes já vai sentir no fim do mês o alívio fiscal da aplicação das novas tabelas de IRS, garante a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco.
Paula Franco admite a eventualidade de empresas ligadas a multinacionais, cujos softwares são feitos fora de Portugal, terem algumas dificuldades em aplicar em setembro as novas taxas. Nestes casos, os trabalhadores têm de aguardar mais algumas semanas, mas até dezembro a atualização tem de estar concluída, escreve o Diário de Notícias.
As novas tabelas de IRS têm em conta um primeiro modelo, a aplicar nos dois próximos salários, que visa compensar os trabalhadores e pensionistas do imposto retido a mais entre janeiro e agosto face à redução aprovada em junho no Parlamento. E um segundo que será aplicado após este acerto de contas e onde a retenção da taxa já estará de acordo com o desconto estabelecido nas novas tabelas. Por exemplo, os salários até 1175 euros brutos ficarão livres de descontos em setembro e outubro, mas a taxa de IRS que incide sobre este valor de rendimento já será aplicada em novembro. O mesmo sucede com as pensões até 1487 euros mensais.
Related Images:
PUBLICIDADE