Coimbra

Alerta sindical: “o futuro não se avizinha fácil para os trabalhadores”

António Alves | 6 meses atrás em 01-05-2024

A coordenadora da União dos Sindicatos de Coimbra, Luísa Silva, reconheceu esta quarta-feira que são imensos os problemas com que os trabalhadores se deparam no distrito de Coimbra, revelando que estão previstas ações de protesto nos próximos meses.

PUBLICIDADE

Ao discursar na Praça 8 de Maio perante os manifestantes que participaram no desfile do 1.º de Maio, a responsável referiu os trabalhadores da hotelaria, lembrando o facto da “maior associação patronal do setor da restauração – a AHRESP” e a empresa SUCH “continuarem a não aceitar negociar”.

Perante este cenário, Luísa Silva anunciou a realização de uma grande ação de luta no dia 27 de maio “pelo aumento dos salários, com deslocação à sede da AHRESP” tendo já sido emitido um pré-aviso de greve.

PUBLICIDADE

publicidade

Carregue na galeria sobre a manifestação do 1.º de Maio em Coimbra

A sindicalista chamou ainda a atenção para a indústria farmacêutica “com lucro de milhões e a quem trabalha e lhes gera riqueza pagam baixos salários e negam as condições laborais dignas a que têm direito”.

“Na Bluepharma – aqui em Coimbra – realizou-se o primeiro plenário dentro das instalações da empresa para discussão de aumentos de salários e das condições de trabalho, onde ficou bem patente o descontentamento dos trabalhadores”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com as intervenções sindicais no final da manifestação

Jovens, reformados, trabalhadores da cultura, bolseiros de investigação, trabalhadores da indústria têxtil, populares de Eiras e Brasfemes e até uma delegação da Associação Académica de Coimbra (AAC) marcaram, entre outros, presença no desfile que começou na Praça da República e terminou na Praça 8 de Maio.

Ao longo do percurso, foram ditas algumas palavras de ordem relacionadas com os principais porblemas que enfrentam muitos dos presentes. A chuva, que se fez sentir em certas alturas do desfile, não esmoreceu o ânimo de todos aqueles que quiseram assinalar os 50 anos da manifestação do 1.º de Maio em Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o início da manifestação na Praça da República

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a passagem da manifestação junto ao Mercado D. Pedro V

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a chegada “molhada” dos manifestantes à Praça 8 de Maio

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE