Coimbra
Alerta Queima das Fitas: Chá Dançante será no Mercado D. Pedro V
Tal como aconteceu em 2023, a Queima das Fitas de Coimbra volta a ter de inovar. Se, no ano passado, foram os Coldplay que motivaram mudanças, este ano os problemas chamam-se Serenata, Baile de Gala e Chá Dançante. Para os dois primeiros ainda não há local definido, enquanto o terceiro terá lugar no Mercado D. Pedro V.
Carlos Missel, coordenador-geral da festa estudantil, afirmou esta quinta-feira 4 de abril que a organização ambiciona realizar a Serenata Monumental da Queima das Fitas no local tradicional – Sé Velha. Mas questões de segurança da zona podem obrigar os responsáveis a ter de escolher outro local para a sua realização.
As outras opções passam pelo Pátio das Escolas, onde decorreu em 2023, ou o Largo da Sé Nova, local usado para a realização da serenata da Festas das Latas e Imposição de Insígnias. “Nós continuamos com vontade de fazer a serenata na Sé Velha. Mas as condições daquele local para acolher o elevado número de estudantes nessa noite impõe medidas de segurança. Aguardamos respostas dos responsáveis”, afirmou durante a conferência de Imprensa de apresentação do cartaz.
Quanto ao Baile de Gala, que nos últimos anos se realizou na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, não poderá ter lugar neste espaço na noite de 24 de maio (sexta-feira). Sendo o tema escolhido os 125 anos da Queima das Fitas, Carlos Missel está em negociações para encontrar um espaço que permita assinalar “de forma condigna” esta iniciativa.
Carregue na galeria e conheça os comissários da festa
A principal novidade na edição 2024 pode ser o local escolhido para a realização do Chá Dançante.
A iniciativa que decorre na noite de quarta-feira, 29 de maio, e que visa “destruir” a decoração do Baile de Gala, terá lugar no Mercado D. Pedro V.
Apesar do acordo ainda não estar finalizado, o coordenador-geral da Queima das Fitas referiu que existe “grande abertura” da administração daquele espaço para aí realizar a iniciativa.
Na entrevista ao Notícias de Coimbra, Carlos Missel reconheceu que a cidade necessita a médio prazo de edificar novos espaços que permitam realizar algumas das iniciativas da Queima das Fitas, e não só.
A Queima das Fitas de Coimbra decorre entre os dias 24 de maio e 1 de junho.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com Carlos Missel
Related Images:
PUBLICIDADE