Coimbra

Alerta amarelo prolonga apoio de militares na prevenção de incêndios

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-08-2019

A subida das temperaturas para os próximos dias leva ao terreno, a partir de amanhã, 66 militares distribuídos por 22 patrulhas (6 da Marinha e 16 do Exército), que vão reforçar as ações de vigilância terrestre e patrulhamento dissuasor em nove distritos de Portugal Continental, em apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na prevenção de incêndios.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Este reforço, que se prevê estender-se até ao próximo dia 5 de agosto, surge no seguimento do pedido da ANEPC ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, com o objetivo de incrementar as ações de prevenção um pouco por todo o país, com especial incidência nos distritos de Bragança, Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém e Vila Real.

Os militares das Forças Armadas vão estar empenhados em operações de vigilância terrestre, mas, em caso de necessidade, poderão participar em ações de pós rescaldo ou de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.

Estes militares somam-se aos 124 que já se encontram nas mesmas funções em grande parte do território nacional. A saber, 105 militares no âmbito do Plano Faunos, em apoio ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e 19 militares no âmbito de protocolos municipais, em missões de vigilância, dissuasão e sensibilização da população.

O Estado-Maior-General das Forças Armadas, através dos seus oficiais de ligação aos Comandos Distritais de Operações de Socorro, mantém o acompanhamento, em permanência, do evoluir da situação operacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE