Para assinalar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, celebrado a 11 de abril, o Hospital CUF Coimbra promoveu um encontro dirigido a doentes acompanhados na Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento. O evento teve como objetivo fortalecer o vínculo entre doentes e profissionais de saúde, incentivar a prática de atividade física e fomentar o convívio social e a troca de experiências entre os participantes.
Sob o mote, “Além dos limites: uma história de coragem e superação”, a iniciativa teve como ponto central a exibição do documentário Despertar, da autoria de Rafael Duarte e Karina Oliani, que narra a jornada de Rodrigo Mendes, diagnosticado com Parkinson aos 38 anos e que encontrou no montanhismo uma fonte de superação. O filme foi já reconhecido com vários prémios, entre eles Melhor Curta Metragem do Cine Health 2024 (EUA) e Prémio Escolha do Público no Rocky Spirit 2024 (Brasil).
Esta atividade contou, ainda, com a participação especial do protagonista Rodrigo Mendes, via zoom, permitindo a troca de experiências e reflexões entre os participantes, onde foram abordados temas como a importância do apoio mútuo, resiliência, inclusão e atividade física no quotidiano dos doentes.
PUBLICIDADE
Com esta iniciativa os profissionais da Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento do Hospital CUF Coimbra pretenderam mostrar, através de um momento de convívio, que é possível encontrar novas formas de viver com qualidade, superando os desafios impostos pela doença.
PUBLICIDADE