Região

As aldeias mais pequenas de Portugal (uma delas fica na Região de Coimbra)

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 10-12-2024

São pequenas, muitas deles quase desertas, no entanto, possuem uma história e um património inigualável. Estamos a falar das aldeias mais pequenas de Portugal, e atenção, há uma na região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira é a Aldeia de Cubas em Vila Pouca de Aguiar, que tinha, em 2012, apenas quatro habitantes. Em 2017, a aldeia tinha apenas dois habitantes, fazendo desta a aldeia menos habitada, segundo a Vortex Mag.

PUBLICIDADE

Os únicos habitantes do lugar são Francisco Costa e Maria da Liberação Alves, um casal de 76 e 68 anos. O casal trabalha no campo e cuida dos seus animais como forma de combater a solidão, já que podem passar dias inteiros sem ver outras pessoas. A exceção é o mês de agosto, altura em que a aldeia se enche de emigrantes.

Segue-se a Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul). A 325 quilómetros de Lisboa, a Aldeia da Pena caracteriza-se pelas suas casas de xisto e por estar perfeitamente integrada na natureza envolvente que se estende até à ribeira da Pena. A aldeia tem apenas seis habitantes.

Em Góis, a aldeia de Cortecega é também uma das mais pequenas de Portugal. Rodeada por vales e montes, esta aldeia apresenta um ambiente ativo e dinâmico, apesar da maioria da população der idosa, e aposta muito por marcar a sua presença nas redes sociais.

As tradições ainda aqui se mantêm, como a festa em honra de Nossa Senhora das Neves (agosto), o Almoço da Amizade (março/abril) a concentração de motards (agosto) e o Encontro de Concertinas e Almoço das Vindimas (outubro), entre outras celebrações comunitárias.

Por fim, temos a aldeia de Asnela, em Murça. De acordo com a Vórtex Mag, há apenas 50 anos a aldeia tinha 250 pessoas, mas com o passar do tempo o número de habitantes foi diminuindo principalmente pela falta de emprego.

Uma das atrações desta aldeia transmontana são as casas de granito, típicas desta região.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE