Duas Aldeias de Coimbra querem ser as mais remotas de Portugal!
Gondramaz (Miranda do Corvo) e Piódão (Arganil) são duas aldeias do distrito de Coimbra seleccionadas para disputar o acesso à final na categoria “Aldeias Remotas” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.
Fajã de São João (Calheta – Açores); Curral das Freiras (Câmara de Lobos – Madeira); Castro Laboreiro e Branda da Aveleira (Melgaço) e Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) são as outras 5 aldeias que concorrem nesta categoria.
PUBLICIDADE
A votação será por chamada telefónica e começou este domingo de manhã, cujo número de telefone foi atribuído no início do programa que está a ser emitido pela RTP 1. A votação decorre ao longo do dia e termina no final da noite durante a Gala apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato em directo da aldeia remota do concelho de Melgaço
A Aldeia Histórica do Piódão tem como padrinho o músico, descendente do concelho de Arganil, Laurent Filipe, que é filho do actor Sinde Filipe.
O cantor mirandense Paulo Sousa, finalista do programa Ídolos, é o padrinho da candidatura da aldeia do Gondramaz às 7 Maravilhas de Portugal.
A votação nas pré-finalistas 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, é realizada através de chamada telefónica para números de tarifa plana (760). O custo de cada chamada (IVR) é de 0,60€ + iva.
Piódão vai acolher a Final do Concurso 7 Maravilhas – Aldeias no próximo dia 3 de setembro, altura em que através da RTP 1 será feita a declaração dos vencedores.
As 49 aldeias finalistas das 7 Maravilhas foram divididas em 7 categorias (sete aldeias em cada), a saber: “Aldeias Rurais” , “Aldeias Autênticas”, “Aldeias-Monumento”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Remotas” e “Aldeias de Mar”.
159 aldeias do Centro queriam ser uma das 7 Maravilhas de Portugal, mas apenas estas tiveram oportunidade de disputar o acesso à final: Cerdeira (Lousã); Gondramaz (Miranda do Corvo); Piódão (Arganil); Aldeia da Pena e Manhouce (São Pedro do Sul); Almeida (Almeida); Idanha-a-Velha e Monsanto (Idanha-a-Nova); Sortelha (Sabugal); Costa Nova (Ílhavo); Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo); Fontão de Loriga (Seia); Dornes (Ferreira do Zêzere) e Casal São Simão (Figueiró dos Vinhos).
Cerdeira (Lousã), a outra finalista do distrito de Coimbra, vai a votos no dia 3 de agosto, disputando o acesso à final, na categoria “Aldeias Autênticas, com Alte, Castelo Rodrigo, Fontão de Loriga, Montesinho e Podence.
A categoria de Aldeias Rurais foi votada no dia 16 de julho durante a Gala emitida pela RTP. Paderne e Sistelo são as duas finalistas nesta categoria que passam à fase de votação final. Casal de São Simão e Manhouce ficaram pelo caminho.
A categoria de Aldeias Ribeirinhas foi votada no dia 9 de julho durante a Gala emitida pela RTP. Dornes e Santa Clara-a-Velha são as duas finalistas nesta categoria que passam à fase de votação final.
O livro oficial das 49 aldeias a concurso na eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias já está à venda em exclusivo nas lojas CTT.
“A Viagem que ainda ninguém fez”, contada por Luis Segadães e fotografada por Vasco Pinhol, pode ser comprada nas lojas CTT, na loja virtual e encomendada por telefone.
Este livro tem uma tiragem de 10.000 exemplares e está disponível em cerca de 300 lojas dos CTT, na loja virtual e pode ser encomendada através do telefone: 211 949 238.
Os CTT c acompanham o roadshow das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, com ativações e pontos de venda do livro nas aldeias onde se realizam as Galas eliminatórias transmitidas pela RTP aos domingos à noite.
Related Images:
PUBLICIDADE