Coimbra
AIRC e CEFA renovam protocolo de 1986
A AIRC e a Fundação para os Estudos e Formação Autárquica – Fundação CEFA assinaram, na última quarta feira, uma extensão ao Protocolo Geral de Cooperação celebrado em 1986.
O acordo então celebrado entre a AIRC – Associação de Informática da Região Centro e o Centro de Estudos e Formação Autárquica, organismo hoje designado Fundação CEFA, mantém, 30 anos depois, segundo a primeira entidade, grande relevância, constituindo-se como um instrumento imprescindível para melhor satisfazer as necessidades e expetativas de modernização gestionária da administração pública local.
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A extensão ao Protocolo Geral de Cooperação “surge da necessidade de potenciar a cooperação entre as duas instituições e as respetivas sinergias na conceção, desenho e implementação de ações de formação em áreas específicas da AIRC, direcionadas para a Administração Pública Local, numa perspetiva de complementaridade de experiências e convergência de interesses, aperfeiçoando e dinamizando áreas consideradas prioritárias e de interesse comum”.
Em concreto, a AIRC compromete-se a disponibilizar o software adequado à realização das ações de formação que vierem a ser implementadas no âmbito deste protocolo e a disponibilizar uma equipa de formadores para monitorar a vertente prática das ações de formação, ficando a componente teórica a cargo da FCEFA que deve, para o efeito, compor uma equipa de formadores com competências adequadas.
A Fundação CEFA, por seu lado, compromete-se a implementar ações de formação específicas, em áreas de missão da AIRC, direcionadas para a Administração Pública Local, identificar as necessidades de formação das autarquias e, em cooperação com a AIRC, organizar e executar as respetivas ações de formação, com o objetivo de dar resposta adequada a essas necessidades identificadas. Compete ainda à Fundação CEFA disponibilizar uma sala de formação, devidamente equipada, para a realização das formações próprias da AIRC, promover a formação teórica adequada à utilização das aplicações da AIRC, designadamente em contabilidade autárquica.
Esta parceria pode ainda desenvolver-se em outros domínios formativos e/ou de consultoria técnica, nomeadamente o intercâmbio de formadores, consultores, monitores e outros especialistas, bem como da utilização de outros meios de ambas as entidades.
O reforço desta cooperação surge, segundo a AIRC, num período reformador que obriga as organizações públicas a um particular empenho na valorização do seu capital humano, habilitando-o para melhor desempenho profissional. Destaque-se a reforma administrativa em curso, na sua vertente de desmaterialização, que reforça o papel das tecnologias de informação e comunicação no dia-a-dia dos agentes da Administração Local, exigindo, por sua vez, utilizadores capacitados para a utilização e gestão daqueles instrumentos.
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