Região

Aigra Velha! A aldeia perdida na Serra da Lousã

Notícias de Coimbra | 19 horas atrás em 02-04-2025

Imagem: reprodução rtp

Em pleno coração da Serra da Lousã, perdida entre a imensa natureza, encontra-se a aldeia de xisto mais alta do país: Aigra Velha.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Próxima dos cumes da Serra da Lousã, Aigra Velha fica a 14 km de Góis e é circundada por alguns terrenos agrícolas e uma vasta área de pastoreio, escreve o site das Aldeias de Xisto.

PUBLICIDADE

O conjunto das construções desta aldeia organizou-se numa malha defensiva, contra as intempéries meteorológicas, os intrusos e animais selvagens como os lobos, permitindo comunicação e circulação entre os diferentes espaços, mas mantendo a privacidade de cada família.

Aqui, o material de construção predominante é o xisto e, do seu património material, merecem destaque: o forno e alambique da Família Claro, utilizados para a confeção de produtos de consumo próprio como pão e aguardente de mel; o tanque, onde se armazena a prevenção contra um eventual incêndio e a fonte.

Elsa Claro é a única moradora da aldeia, fazendo-se acompanhar apenas dos seus animais. “Daqui ninguém me tira”, diz em entrevista à RTP

Apesar de ser a única moradora, Elsa não perde a alegria nem a animação. “Adoro Dançar. Ir para um baile para estar parado, mais vale ficar em casa”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE