Região
Águas do Centro Litoral apresenta o dia-a-dia no tratamento de águas residuais
Oportunidades e desafios na gestão das infraestruturas, quotidiano dos profissionais da água e a apresentação de novos investimentos em destaque através de webinar.
A Águas do Centro Litoral (AdCL) assinala o Dia Mundial do Saneamento (19 de novembro) com mais uma aposta digital, um webinar de partilha a pensar no conhecimento de todos. Após a conferência online do Dia Nacional da Água, sobre a “Resiliência dos Sistemas de Abastecimento de Água”, a AdCL apresenta a segunda parte deste evento, na próxima segunda feira, dia 21 de novembro, às 15h00 no Facebook e YouTube da AdCL, referente à “Resiliência dos Sistemas de Águas Residuais”. A AdCL segue no lado certo da história com a realização destes momentos de partilha de conhecimento que vão ao encontro da reflexão estratégica alusiva à “Valorização do Rio e Mar – Realidade e Desafios”.
PUBLICIDADE
Diariamente os profissionais da água asseguram o correto tratamento das águas residuais e sua devolução ao meio hídrico, através da exploração (operação e manutenção) dos sistemas de saneamento.
Cientes da importância deste serviço essencial, a AdCL pretende promover, com este webinar, um momento de partilha e debate dedicado aos profissionais do setor numa iniciativa que conceda mais visibilidade a um trabalho que é pouco visível à população.
Durante o evento, os profissionais das áreas de operação de águas residuais, manutenção e engenharia vão apresentar um retrato do quotidiano laboral, evidenciando os desafios, oportunidades e problemas decorrentes da sua atividade diária.
“Resiliência dos Sistemas de Águas Residuais” é o mote deste evento, agendado para as 15h00 do próximo dia 21 de novembro, segunda-feira, e que será protagonizado num debate envolvendo profissionais das áreas/direções da AdCL, moderado por Alexandre Oliveira Tavares, Presidente do Conselho de Administração da AdCL.
O encontro será transmitido em direto na página de Facebook da Águas do Centro Litoral.
“AdCL do Lado Certo da História” é o mote de um projeto de comunicação na ótica da sensibilização ambiental, nomeadamente, através de webinar, tendo por objetivo a criação de um debate em redor dos desafios e oportunidades no setor da água. Este tipo de iniciativa pretende evidenciar perspetivas técnicas e teóricas, permitindo ainda a apresentação de rotinas do quotidiano e alertar para a importância, tantas vezes invisível, dos serviços de água e de saneamento e da sua relevância para a saúde pública, para o ambiente e (re)construção da sustentabilidade do Planeta.
Em 2021, a Águas do Centro Litoral tratou 71 milhões de m3 de águas residuais através das suas 67 estações de tratamento de águas residuais (ETAR), 159 estações elevatórias e 872 km de emissários. Investimentos de cerca de 20 milhões de euros.
A Águas do Centro Litoral já investiu ou tem em curso mais de 20 milhões de euros de na sua área de intervenção. Destaca-se, por exemplo, na região do Mondego, a obra da Conduta Adutora até ao Açude-Ponte e Emissário do Setor 1, com um custo estimado de aproximadamente 2 milhões de euros. Esta empreitada, em curso, pretende requalificar as redes de abastecimento e de saneamento em Coimbra, contemplando a continuidade da conduta adutora e do emissário de águas residuais, entre o edifício da Estação Nova e o Açude Ponte.
A intervenção permitirá substituir o denominado Intercetor Geral da Cidade, requalificando o estado de condição do sistema, bem como aumentar a resiliência e
Related Images:
PUBLICIDADE