Vamos
Água engarrafada ou da torneira: Qual fará melhor?
Um artigo da MetLife noticiado pelo El Diário datada de 2022 tira as dúvidas. Qual fará melhor: água da torneira ou engarrafada?
Portugal é o quarto país da Europa que mais consome água de garrafa, depois de Itália, Alemanha e Bélgica, segundo o artigo. A maior parte da água da torneira no nosso país. No entanto, nem toda a gente pensa assim.
“Ambas são igualmente saudáveis. Excetuando as zonas em que o seu consumo não é recomendado, no nosso país não existem diferenças substanciais entre água da torneira e água engarrafada”, avança o artigo.
Quando à água da torneira, devido à alta quantidade de cloro em certas zonas, deve ser tratada, daí o seu sabor poder variar de um sítio para outro. Porei, também é verdade que algumas águas engarrafadas foram submetidas a um processo de potabilização para adaptá-las à água natural da torneira.
A nível ecológico, a água da torneira é de longe a preferível. “As garrafas de água de plástico demoram entre 100 e 700 anos a biodegradar-se e a destruição do plástico pode gerar uma grande quantidade de gases tóxicos”, pode ler-se.
Mas sabia que as garrafas de plástico não devem ser reutilizadas? Ainda segundo o artigo, apesar de ser um hábito bastante generalizado, se a água permanece muito tempo engarrafada a temperatura ambiente pode pode começar a libertar-se um composto químico prejudicial chamado bisfenol-A, que acabará por contaminar a água.
Related Images:
PUBLICIDADE