Mundo

Afinal quem é Jack Teixeira, o lusodescendente responsável pela fuga de informação secreta do Pentágono?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 15-04-2023

Jack Teixeira, de 21 anos, foi detido pelo FBI no caso da fuga de informação secreta do Pentágono, nos EUA. Mas, afinal, quem é este jovem lusodescendente?

PUBLICIDADE

Um membro do grupo onde o jovem terá divulgado os documentos secretos falou sobre o rapaz.

Segundo a SIC Notícias, Jack tem ascendência açoriana, “alistou-se há cerca de três anos e meio nas forças militares do estado norte-americano de Massachusetts. O militar terá querido gabar-se, junto de amigos online, do conhecimento e capacidade de acesso a informação secreta dos Estados Unidos.”

PUBLICIDADE

A sua função nas forças militares era dar apoio tecnológico numa base da Guarda Aérea Nacional em Cape Cod. No outono tinha sido mobilizado para o serviço ativo, época em que começou a partilhar os ficheiros secretos. “É descrito por um amigo como sendo patriótico, católico devoto e libertário”, lê-se na notícia.

O lusoamericano foi detido por alegadamente ter divulgado informações militares confidenciais relacionadas com os Estados Unidos sobre a guerra na Ucrânia e da a Rússia, mas também a relação com aliados como Israel ou a Coreia do Sul.

PUBLICIDADE

A informação militar foi divulgada na rede social Discord, numa sala de conversação, onde durante 4 anos, falou com cerca de 20 outros membros por escrito, por áudio ou vídeo e partilhando ficheiros diversos. “Ele tinha uma atitude mandona, mas era mais como uma figura paternal. Via-se como o líder do grupo e, no fundo, era-o. (…) Ele é muito inteligente. É impossível que não soubesse que o que estava a fazer era ilegal”, informa o jornal The Washington Post por um membro, menor de idade, do grupo Thug Shaker Central.

Os membros do grupo ficaram muito próximos, tão próximos que, há dias, quando Jack anunciou que ia sair porque se sentia sob busca policial, a reação foi emotiva. “Havia pessoas a chorar, pessoas perturbadas, tristes… foi quase como assistir a um familiar a falecer”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE