Saúde

Afinal, devemos ou não tomar banho todos os dias?

Notícias de Coimbra | 11 horas atrás em 25-12-2024

Imagem: Depositphotos.com

O banho é um hábito fundamental da nossa higiene. No entanto, será que é necessário tomar banho todos os dias?

A higiene pessoal é fundamental, porque todos estamos diariamente expostos a microorganismos e a sujidades. Por isso, para evitar as consequências de lidar com bactérias, germes, vírus, temos a necessidade de criar estas rotinas essenciais para a nossa saúde. A higiene diária faz parte dos hábitos de todos nós.

Tomar banho diariamente, lavar os dentes regularmente (pelo menos 3 a 4 vezes por dia), lavar as mãos frequentemente são pequenos gestos que fazem toda a diferença. Apesar do banho integrar as nossas rotinas diárias, há pessoas que duvidam se ele deve ser realizado todos os dias.

PUBLICIDADE

Afinal, devemos ou não tomar banho diariamente? Embora muitas pessoas tomem banho diariamente, essa poderá não ser a melhor opção para a saúde…

O banho é um hábito fundamental da nossa higiene. No entanto, será mesmo necessário tomar banho todos os dias? Esta medida de higiene é benéfica em diversos sentidos. Tomar banho permite-nos refrescar o corpo e contribui para o bem-estar.

Frequentemente, as pessoas optam por tomar banho de manhã, para começar o dia mais despertos, com energia para enfrentar o dia. Há também quem prefira tomar banho de noite, uma experiência relaxante que contribui para se adormecer melhor.

Além do banho diário representar um gasto enorme de água, que se trata de um bem precioso no mundo, há outras razões que podem justificar um banho dia sim, dia não. Os especialistas defendem que tomar banho diariamente pode fazer mal à saúde, pois essa frequência pode interromper os processos naturais da pele, cabelo e unhas.

A frequência do banho não é a mesma em todo o lado. Nos vários países e culturas, podemos testemunhar hábitos muito distintos. O clima é um fator com relevância, pois quanto mais elevada é a temperatura e/ou a humidade, mais suor o nosso corpo apresenta. Portanto, maior é a necessidade de tomar um banho.

A atividade profissional que se tem também pode aumentar o número de banhos que se toma por dia. Profissões que impõem uma atividade física mais exigente contribuem para a necessidade de mais banhos nas rotinas diárias. Trabalhos nos quais exista maior contacto com resíduos, pesticidas ou produtos químicos irritantes também aumentam a frequência dos banhos.

Portanto, existem diferentes variáveis a ter em consideração no momento de definir qual é o número de banhos mais indicado. Não existe uma regra geral que possa definir uma frequência de banhos adequada para uma determinada faixa etária.

A decisão de tomar banho diariamente (por vezes, mais do que uma vez) deve ter em conta as diferentes variáveis. Os especialistas defendem que o que é verdadeiramente fundamental é manter um bom estado de hidratação e de saúde da pele. Portanto, pode ser recomendável ou não tomar banho diariamente. Não há uma regra.

Há vários problemas comuns para quem toma banho com maior frequência, sendo mais frequentes nas faixas etárias mais sensíveis, nomeadamente em crianças e idosos. Estes problemas também podem surgir noutras pessoas, especialmente em quem apresenta uma pele mais seca.

Quando se toma banho, além da água, usamos determinados produtos de lavagem, nomeadamente sabonete, loção ou gel de banho. Ora, quando se recorre a estes produtos para limpar a pele, eles removem detritos e células mortas que se encontram na zona lavada. Além disso, sabonete, loção ou gel de banho também removem a flora e a oleosidade que contribuem para a função de barreira da pele.
Desta forma, caso se exagere nos banhos tomados, pode haver consequências. Os banhos demasiado frequentes podem gerar efeitos indesejados, nomeadamente: pele seca, pele a descamar e gretada, comichão. Pode ainda promover infeções favorecida pelas lesões na pele e pelo desequilíbrio da flora. Além disso, os banhos excessivos também podem fazer com que o cabelo possa ficar mais seco e quebradiço.

Pode ser desaconselhado banhos diários a quem tem doenças de pele ou apresente dificuldades de mobilidade.

O número de banhos pode ser insuficiente por questões de higiene. Por exemplo, quando se apresenta mau odor corporal, pode ser necessário aumentar o número de banhos por dia.

A falta de banhos pode fazer surgir problemas de pele ou pode contribuir para que determinados problemas sejam agravados. É fundamental proteger a pele quando se toma banho.

Caso não haja indicação médica em contrário, o banho diário não é necessariamente um mau hábito.

Contudo, convém adotar medidas de proteção da pele tais como, o duche é uma melhor opção que o banho de imersão. Não fique muito tempo no duche. Bastam 2 a 3 minutos para um banho eficiente.
Não abuse da água quente. Ela seca mais a pele. Por isso, os especialistas recomendam banhos em água morna.

Ensaboe o corpo. Contudo, não esfregue a pele excessivamente. No final do banho, passe-se bem por água, para eliminar os produtos de lavagem. Após o banho, seque bem o corpo com uma toalha, sem esfregar a toalha na pele.

É fundamental dar atenção à pele. Caso verifique que ela começa a apresentar-se repuxada após o banho ou sinta comichão, pode significar que já se encontra muito seca. Nesse caso, dever reforçar os cuidados de hidratação. Se o fizer e não sentir melhorias, deve procurar cuidados médicos para intervir nessa situação.

Como se viu, não existe um número concreto de vezes que se deva tomar banho. Cabe a cada um decidir quais os hábitos mais apropriados, consoante a sua vida.

Vimos que existem vários fatores (onde se habita, o clima, a profissão, o nível de atividade física, entre outros) que devem ser tidos em consideração na definição do número indicado de banhos, seja por dia, seja a cada dois dias.

Não exagere na rotina higiénica. Quando toma banhos diários, faça por proteger a pele e tome os cuidados recomendados para garantir um corpo mais saudável (pele, unhas, cabelo). É fundamental haver hidratação da pele para compensar a secura causada pelo banho. Por isso, use um óleo de banho adequado, que hidrate a pele.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE