Primeira Página

Afinal a culpa é da Monica!

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 09-03-2024

A depressão que está a afetar, este fim de semana, o estado do tempo em Portugal continental já tem nome: Monica, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A nomeação foi dada pela Météo France, o serviço meteorológico francês, este sábado, 9 de março.

“Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão complexa, depressão MONICA, nomeada hoje dia 9, pela METEO FRANCE (Serviço Meteorológico Francês), uma vez que cumpre os critérios para a sua nomeação”, lê-se num comunicado divulgado pelo IPMA.

Esta depressão “está centrada a noroeste da Península Ibérica, em 46N 11W, e tem associados sistemas frontais que estão a influenciar o estado do tempo no continente”.

Assim, pelo menos até domingo, 10 de março, “estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, que irão variar em frequência e intensidade ao longo deste período, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada”.

São esperados períodos de precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, na tarde deste sábado.

O vento também soprará por vezes forte, em especial no litoral e nas terras altas, com maior incidência também no dia de hoje, em que “as rajadas serão da ordem dos 80 km/h no litoral e dos 95 km/h nas terras altas”.

No domingo dia 10, apesar da situação meteorológica se manter, prevê-se que os aguaceiros diminuam gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde, e que o vento também diminua de intensidade, já não se esperando a ocorrência de rajadas durante a tarde”, refere o IPMA.

É também esperada agitação marítima forte, em especial na costa ocidental, “com ondas entre 5 a 6 metros de altura significativa, esperando-se a partir de sábado, dia 9, que a ondulação possa atingir entre os 7 metros a 8 metros, a sul do rio Douro”. 

A queda de neve será “significativa nas terras altas do Norte e Centro, com a cota acima dos 800/1000 metros, mantendo-se até ao início da manhã de domingo. A acumulação de neve no solo “será até 15 cm acima dos 800 metros e poderá ser até 30 cm acima dos 1000 metros, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de 1 metro de neve no final do período”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE