Coimbra
Aeroporto Internacional de Coimbra “morreu antes de nascer”!
O futuro aeroporto internacional de Coimbra, ambição da autarquia local, deverá ser instalado fora daquele município e ser, numa primeira fase, um aeródromo capaz de receber voos internacionais, disse hoje o autor de um estudo sobre a infraestrutura.
Intervindo numa conferência sobre a Semana Europeia da Mobilidade, Manuel Queiró, a quem a autarquia de Coimbra contratou um estudo sobre a futura infraestrutura aeroportuária, descartou a hipótese de ela se situar no aeródromo municipal Bissaya Barreto, em Cernache, como anunciado há um ano pelo presidente da Câmara Manuel Machado, aquando da apresentação da sua recandidatura autárquica.
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Veja o vídeo do Direto NDC:
Queiró, que foi defensor da abertura da base de Monte Real à aviação civil, questionou se se quer um aeródromo municipal “que não permite o crescimento da pista” [para ser transformado em aeroporto].
“Vamos esquecer Cernache se queremos uma estrutura ambiciosa”, argumentou o autor da proposta – cujo relatório final será entregue à autarquia nos próximos 15 dias – argumentando que para aumentar a pista para os 1.200 metros seria necessário gastar “dezenas de milhões” de euros.
Ao invés, Manuel Queiró propôs que, numa primeira fase, se opte por um aeródromo do tipo III “suportado por muitas autarquias e talvez regiões”, capaz de receber voos internacionais no interior do espaço Schengen e uma pista de dois mil metros de extensão.
Uma eventual segunda fase, de expansão para os 2.700 metros, “só avançará com a primeira fase estabilizada”, enunciou.
Já sobre a localização do futuro aeródromo, e embora recusando apontar uma localização precisa, atitude que, disse, seria “irresponsável” por poder induzir à especulação imobiliária, acabou por o situar “na fronteira entre Coimbra e Leiria”, assegurando que o “nó de Soure” [da autoestrada do Norte] é uma boa referência para um compromisso operacional e político”.
Na sua intervenção, ao longo de quase duas horas, Manuel Queiró haveria de situar novamente o novo aeródromo “a partir de Soure ou das vizinhanças de Soure”, município do distrito de Coimbra que faz fronteira a sul com o distrito de Leiria.
Manuel Queiró, ex-presidente da CP, propôs ainda a criação “de imediato” de uma associação intermunicipal de desenvolvimento de mobilidade aérea, de direito privado, a quem caberá “o desenvolvimento de uma opção para a localização (regime predominante dos ventos, estudos geotécnicos, ligações rodoviárias e ferroviária), a avaliação das condições de mercado, estudos de viabilidade económica, elaboração de um projeto de execução e orçamentação”, compreendendo quer a 1ª fase, quer a expansão do projeto, a ser apresentado à União Europeia para financiamento.
Na intervenção final da conferência, Manuel Machado, que não assistiu a uma grande parte da intervenção de Manuel Queiró, admitiu deixar cair a localização de Coimbra para a nova estrutura aeroportuária e agradeceu a Manuel Queiró a apresentação realizada sobre uma questão “problemática”, mantendo que não desiste do projeto.
“A região Centro precisa de uma acessibilidade aeroportuária, se não tiver condições não exigimos que seja no nosso quintal. Deverá ser localizado onde seja mais rentável do ponto de vista financeiro, económico e social”, afirmou Manuel Machado.
Recordamos que Manuel Machado tinha dito em 3 de setembro de 2017 que “como presidente da Câmara Municipal de Coimbra liderarei no próximo mandato autárquico a transformação do aeródromo de Coimbra – o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache – num aeroporto civil comercial. No essencial, a pista já está preparada para receber aviões de grande porte: ainda em julho o Presidente da República lá aterrou a bordo do maior avião que, neste momento, está ao serviço da Força Aérea Portuguesa”.
Queremos reproduzir no futuro Aeroporto Internacional de Coimbra o mesmo modelo que colocámos em prática no desassoreamento e na reabilitação das margens do Mondego: a Câmara de Coimbra assume, a Câmara faz, a Câmara lidera – e o Governo apoia, afiançou Manuel Machado perante António Costa.
Frisava que “com este novo aeroporto, Coimbra resolverá uma parte do seu problema de distância dos grandes aeroportos de Lisboa e Porto”. ” Um aeroporto vocacionado para voos “low cost” e – sobretudo tendo como destino Coimbra e Fátima – para voos “charter”.
Veja Manuel Machado a prometer o aeroporto internacional em Coimbra:
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