Em 2024, o mundo despediu-se de figuras públicas que marcaram gerações.
JANEIRO
Dia 2: Alberto Festa, antigo futebolista que se destacou como o primeiro jogador do FC Porto a jogar num Mundial pela seleção portuguesa, em 1966. Aos 84 anos.
Dia 3: René Metge, piloto francês, tricampeão do Paris-Dakar nos anos 1980. Aos 82 anos.
Dia 4: Rui Mingas, músico, político e diplomata angolano, coautor com Manuel Rui Monteiro de “Angola Avante”, hino Nacional de Angola, foi ministro da Secretaria de Estado para a Educação Física e Desportos e antigo embaixador em Portugal. Aos 84 anos.
Antonino Proença Marques, conhecido como Antonino Solmer, ator, encenador e professor de teatro, dirigiu o Teatro da Trindade e a companhia Os Cómicos, foi ainda subdiretor do Teatro Nacional D. Maria II. Aos 73 anos.
Dia 5: José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã. Aos 65 anos.
Mário Zagalo, antigo jogador e técnico brasileiro, único vencedor de quatro Mundiais e futebol. Aos 92 anos.
Dia 6: Roy Calne, cirurgião britânico e professor emérito da Universidade de Cambridge, realizou o primeiro transplante hepático na Europa, no Hospital Addenbrooke, em Cambridge, a 02 de maio de 1968. Aos 93 anos.
Dia 7: Franz Beckenbauer, ‘Kaiser’, designação respeitosa por que passou a ser conhecido, conquistou o título de campeão do mundo de futebol pela Alemanha como jogador, em 1974, e como selecionador, em 1990. Foi presidente do Bayern Munique, entre 1994 e 2009. Aos 78 anos.
Dia 8: Arnaldo Trindade, fundador da editora discográfica Orfeu, em 1956. Desde finais da década de 1950 e até meados da de 1980, produziu do melhor da música portuguesa, nomeadamente, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, Fausto, Vitorino, Fanhais, José Mário Branco e José Niza. Aos 89 anos.
Vadzim Krasko, opositor do regime bielorrusso condenado a três anos de cadeia por financiar atividades terroristas, morreu de pneumonia na prisão. Aos 50 anos.
Dia 13: Chico António, músico moçambicano, destacou-se, sobretudo, na composição musical baseada em ritmos tradicionais de Moçambique, fez parte de duas bandas emblemáticas – o Grupo RM e a Orquestra Marrabenta. Aos 66 anos.
Dia 14: Lev Rubinstein, poeta, ensaísta, bibliotecário e jornalista russo, opositor declarado da invasão da Ucrânia. Aos 76 anos.
Dia 16: Marta Lima Basto, primeira enfermeira portuguesa a obter o grau académico de doutor. Aos 84 anos.
Dia 19: Júlio Pereira, advogado, juiz conselheiro e procurador-geral adjunto do Supremo Tribunal de Justiça, ex-secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, entre 2005 e 2017, e diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, foi ainda secretário de Estado da Defesa Nacional do primeiro Governo socialista liderado por António Guterres. Aos 71 anos.
Dia 20: Norman Jewison, realizador canadiano, conhecido pelos filmes “In the Heat of the Night”, de 1968, que conquistou o Óscar de Melhor Filme, e “Moonstruck”, de 1987. Em 1999, ganhou o Prémio Irving Thalberg da Academia de Cinema norte-americana. Aos 97 anos.
Dia 22: Maria da Graça Carmona e Costa, galerista e colecionadora de arte. Fundadora da Fundação Carmona e Costa com o marido, Vítor Carmona e Costa, em 1997. Aos 90 anos.
Luigi Riva, apelidado de ‘Rombo di Tuono’ (trovão), antigo futebolista italiano. Ao serviço da ‘squadra azzurra’ assinou 35 golos em 42 partidas, sendo o maior goleador da história da seleção italiana. Conquistou o título de campeão europeu em 1968. Aos 79 anos.
Dia 23: Melanie Safka, cantora e compositora norte-americana, uma das três mulheres a atuar no festival de Woodstock, em 1969, com Joan Baez e Janis Joplin. Destacou-se com canções como “Look What They’ve Done to My Song Ma” e “Lay Down (Candles in the Rain)”. Aos 76 anos.
Dia 24: Carl André, escultor norte-americano, pioneiro da escultura minimalista. Aos 88 anos.
Neuza Teixeira, atriz de teatro, televisão e cinema, estreou-se no espetáculo de Jorge M. Fraga, “Romeu e Julieta – Das entranhas fatais e sob funesta estrela”, que esteve em cena no Teatro da Trindade em 1999. Aos 44 anos.
FEVEREIRO:
Dia 2: Wayne Kramer, musico norte-americano, cofundador da banda ‘protopunk’ de Detroit MC5, criou canções como “Kick Out the Jams” e influenciou outros grupos, desde os The Clash a Rage Against the Machine. Aos 75 anos.
Dia 3: Hage Geingob, Presidente da Namíbia desde 2015, principal responsável pelo início das conversações com a Alemanha sobre a revisão das atrocidades cometidas pelo Império Alemão durante o período colonial, entre 1884 e 1915, e possíveis compensações. Aos 82 anos.
Aston Barrett, músico jamaicano, baixista dos Wailers de Bob Marley. Aos 77 anos.
Dia 4: Rui Patrício, último ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado Novo. Aos 91 anos.
Dia 6: Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile durante dois mandatos, o primeiro entre 2010 e 2014 e o segundo entre 2018 e 2022. Foi o primeiro chefe de Estado de direita da democracia chilena. Aos 74 anos.
Miguel Ángel, antigo guarda-redes espanhol, cumpriu quase toda a carreira no Real Madrid. Aos 76 anos.
Dia 8: Robert Badinter, advogado francês, ministro da Justiça do Presidente socialista François Mitterrand (1981-1986), introduziu a lei de 09 de outubro de 1981 que aboliu a pena de morte em França. Presidiu ao Conselho Constitucional de 1986 a 1995. Aos 95 anos.
Dia 9: André Jordan, empresário, natural da Polónia e com nacionalidade portuguesa e brasileira. Criou a Quinta do Lago, no concelho de Loulé. Aos 90 anos.
Rosária Rato, jornalista e ex-dirigente do Sindicato dos Jornalistas, começou na Agência Noticiosa Portuguesa ANOP que deu origem à Agência Lusa, onde foi representante dos jornalistas, dentro e fora da agência. Aos 61 anos.
Damo Suzuki, músico japonês, vocalista da banda de rock alemã Can. Aos 74 anos.
Dia 11: Kelvin Kiptum, atleta queniano, recordista mundial da maratona. Aos 24 anos.
Dia 15: José Pinto, ator, começou a carreira artística nos grupos de amadores, tendo trabalhado no Grupo do Sporting Candalense, entre 1959 e 1967, e no Teatro Experimental do Porto. Aos 95 anos.
Dia 16: Alexei Navalny, advogado e político russo, era o principal opositor do regime do Presidente russo, Vladimir Putin, e cumpria uma pena de 19 anos de prisão no centro penitenciário n.º 3, na região ártica de Yamal-Nenets. Aos 47 anos.
José Maria Ramos Lobo, mais conhecido por ‘Djedje’, antigo futebolista cabo-verdiano, fundador da Escola de Preparação Integral de Futebol. Aos 68 anos.
Dia 17: Juan Carlos Herrera Acosta, dissidente cubano no exílio nos Estados Unidos, ex-preso político, membro do Grupo dos 75, movimento de ativistas presos em 2003 durante a chamada Primavera Negra de Cuba. Aos 57 anos.
Dia 19: Andreas Brehme, antigo futebolista internacional alemão, marcou o único golo da vitória da República Federal da Alemanha na final do Mundial de 1990 frente à Argentina. Aos 63 anos.
Ewen MacIntosh, ator galês, ficou conhecido pelo papel de Keith Bishop na série britânica “The Office”. Aos 50 anos.
Dia 22: Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto. Aos 78 anos.
Dia 23: Wilson Fittipaldi, antigo piloto brasileiro de Fórmula 1. Aos 80 anos.
Dia 24: Kenneth Mitchell, ator canadiano, conhecido pelos seus papéis na série “Star Trek: Discovery” e no filme “Captain Marvel”. Aos 49 anos.
Dia 26: Armando Moreira, fotojornalista e pintor, usava o nome artístico Marco. Distinguido com vários prémios de fotografia, trabalhou no Jornal de Notícias. Aos 87 anos.
Dia 29: Brian Mulroney, político canadiano, eleito líder do Partido Conservador do Canadá em 1983 e primeiro-ministro entre 1984 e 1993. Negociou o tratado de livre comércio com o Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan (1911-2004). Aos 84 anos.
Paolo Taviani, cineasta e político italiano, realizou mais de duas dezenas de filmes juntamente com o seu irmão mais velho, Vittorio, entre os quais “Pai Patrão”, “A Noite de S. Lourenço”, que venceu Cannes em 1977, ou “César Deve Morrer”. Aos 92 anos.
MARÇO
Dia 1: Fernando Correia, jornalista e dirigente comunista. Foi jornalista no Diário Popular e no Diário de Lisboa e chefe de redação da revista Seara Nova entre 1970 e o 25 de abril de 1974 e ainda jornalista e subchefe da redação do Avante!, entre maio de 1974 e janeiro de 1986. Aos 81 anos.
Akira Toriyama, criador de banda desenhada japonês, autor da série ‘Dragon Ball’. Aos 68 anos.
Iris Apfel, designer de interiores norte-americana, especialista em têxteis, participou em projetos na Casa Branca sob a administração de seis Presidentes dos Estados Unidos. Aos 102 anos.
Dia 2: Soren Pape Poulsen, líder do partido conservador da Dinamarca, De Konservative, desde 2014. Aos 52 anos.
Dia 4: Barbara Balzerani, italiana, antiga líder das Brigadas Vermelhas e implicada no rapto e assassinato do antigo chefe de Governo italiano Aldo Moro (1916-1978). Aos 75 anos.
Dia 6: António-Pedro Vasconcelos, realizador, produtor, crítico e professor de cinema, fundou o Centro Português de Cinema. Realizou e escreveu o seu primeiro filme “Perdido por Cem”, em 1973. Vencedor de múltiplos Globos de Ouro e Prémios Sophia em Portugal, foi ainda distinguido em 2020 pela Academia Portuguesa de Cinema com um prémio de carreira. Em 1992, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, Mário Soares, para quem tinha feito os tempos de antena. Aos 84 anos.
Dia 7: Minervino Pietra, antigo futebolista do Benfica. Aos 70 anos.
Dia 8: Estrela Novais, atriz, uma das fundadoras da companhia de teatro Seiva Trupe, participou em diversas telenovelas. Aos 70 anos.
Dia 11: Eric Carmen, músico e compositor norte-americano, vocalista da banda Raspberries, autor de grandes sucessos dos anos 1970 e 1980 como ‘All by Myself’ e ‘Hungry Eyes’ (da banda sonora do filme “Dirty Dancing”). Aos 74 anos.
Dia 14: Frans de Waal, primatólogo holandês, um dos principais responsáveis por revolucionar a visão da ciência sobre a complexidade comportamental e cognitiva de chimpanzés e demais grandes símios. Aos 75 anos.
Dia 17: Nuno Júdice, poeta, ensaísta e ficcionista. Diretor da revista literária Tabacaria de 1996 a 2009, desempenhou funções como conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, entre 1997 e 2004. Organizou a Semana Europeia da Poesia, no âmbito da Lisboa’94 – Capital Europeia da Cultura, e dirigiu a Revista Colóquio-Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian. Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, Prémio Pen Clube e Prémio D. Dinis da Casa de Mateus, recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores por “Meditação sobre Ruínas”, finalista do Prémio Europeu de Literatura. Aos 74 anos.
Dia 18: Joaquim Santos, antigo piloto de ralis, foi campeão nacional de ralis por quatro vezes – em 1982, 1983, 1984 e 1992. Aos 71 anos.
Dia 19: M. Emmet Walsh, ator norte-americano, teve uma carreira no teatro, televisão e cinema, onde participou em sucessos de bilheteira como “Blade Runner” (1982), “Criaturas” (1986) e “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997). Aos 88 anos.
Dia 20: António Pacheco, antigo futebolista, jogou no Benfica e no Sporting, entre outros clubes. Aos 57 anos.
Dia 21: António Évora, ator, trabalhou em teatro, cinema e televisão, estreou-se na representação em 1965, nos palcos do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, numa peça de Gil Vicente pela Companhia Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro. Aos 82 anos.
Dia 22: Laurent de Brunhoff, escritor e ilustrador francês dos célebres livros infantis “Babar, O Rei dos Elefantes”. Aos 98 anos.
Dia 24: Peter Eötvös, compositor, maestro e professor húngaro, trabalhou com grupos como o Stockhausen Ensemble (1968-1976), a Orquestra de Câmara da Rádio de Hilbersum, a Sinfónica da BBC e a Sinfónica da Rádio de Viena, entre outros. Aos 80 anos.
Dia 25: Ushio Amagatsu, bailarino e coreógrafo japonês, conhecido por ter popularizado internacionalmente a dança moderna japonesa “butô”, à frente da companhia Sankai Juku. Aos 74 anos.
Dia 26: Richard Serra, artista norte-americano, conhecido pelas suas obras monumentais feitas de chapas de aço enferrujadas. Aos 85 anos.
Dia 28: Louis Gossett Jr., ator norte-americano, o primeiro ator negro a conquistar um Óscar de Melhor Ator Secundário pelo desempenho do autoritário sargento Emil Foley em “Oficial e Cavalheiro”, de Taylor Hackford (1982), e um Emmy de Melhor Ator pela interpretação de Fiddler na série “Raízes”. Aos 87 anos.
ABRIL
Dia 8: Peter Higgs, físico britânico, Prémio Nobel da Física em 2013, previu a existência de uma nova partícula – o chamado ‘bosão de Higgs’ – em 1964, mas levaria quase 50 anos até que a sua existência pudesse ser confirmada no Grande Colisor de Hadrões, o maior acelerador de partículas do mundo, que funciona no laboratório de física de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Aos 94 anos.
José Maria Azevedo, antigo futebolista com mais jogos ao serviço do Sporting de Braga. Aos 88 anos.
Dia 9: Eugénio Lisboa, ensaísta, poeta e crítico literário, especialista na obra do escritor José Régio. Aos 93 anos.
Dia 10: O.J. Simpson, Orenthal James Simpson, antigo jogador de futebol americano. Aos 76 anos.
Dia 12: Roberto Cavalli, estilista, ícone de estilo e símbolo da moda italiana. Aos 83 anos.
Dia 14: Arão Litsure, músico moçambicano e antigo presidente da Comissão Nacional de Eleições. Aos 68 anos.
Dia 16: Jorge Cordeiro, jornalista do Jornal de Notícias e membro da Comissão Política do PCP. Aos 82 anos.
Dia 18: Rui Nepomuceno, advogado, historiador e político. Militante da Oposição Democrática, subscreveu, em 1969, a denominada “Carta a um Governador”, que reivindicava a democracia e a autonomia política para a Madeira. Aos 87 anos.
Dickey Betts, músico norte-americano, guitarrista e cofundador dos Allman Brothers. Aos 80 anos.
Dia 20: Bartolomeu Costa Cabral, arquiteto, desenvolveu o Bloco das Águas Livres (1959), em Lisboa, em coautoria com Nuno Teotónio Pereira. Recebeu vários prémios ao longo da carreira, como o prémio Eugénio dos Santos, em 1997 (com Nuno Teotónio Pereira pela remodelação do Teatro Taborda, em Lisboa) e foi distinguido como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2022). Aos 95 anos.
Ricardo Peres, ator, integrou o grupo humorístico de improviso “Commedia a La Carte” e o programa televisivo “5 para a meia-noite”. Aos 49 anos.
Dia 21: Pedro Cruz, jornalista, estava atualmente na direção da Global Media e foi também diretor da rádio TSF. Destacou-se ao serviço da SIC, onde trabalhou desde o final da década de 90 (1998/1999) até 2021, onde desempenhava o cargo de subdiretor de informação do canal. Aos 53 anos.
Terry Anderson, jornalista norte-americano, correspondente da Associated Press, um dos reféns mais antigos dos Estados Unidos, raptado numa rua do Líbano devastado pela guerra em 1985 e mantido preso durante quase sete anos. Aos 76 anos.
Dia 25: Laurent Cantet, realizador francês, em 2008 recebeu a Palma de Ouro de Cannes pelo filme sobre a sala de aula como palco da luta de classes “A Turma”. Aos 63 anos.
Dia 29: Sérgio Ribeiro, antigo deputado e eurodeputado do PCP. Participou no 2.º Congresso Republicano de Aveiro em 1969 e fez parte da Comissão Nacional do 3.º Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973 em Aveiro. Aos 88 anos.
Dia 30: Paul Auster, romancista norte-americano, autor de obras como “A Trilogia de Nova Iorque” e “Cidade de Vidro”. Aos 77 anos.
MAIO
Dia 4: Frank Stella, pintor norte-americano, figura chave da arte norte-americana do pós-guerra, nomeadamente com as primeiras obras minimalistas que produziu. Aos 87 anos.
Dia 5: Bernard Hill, ator britânico, conhecido pelos seus papéis nos filmes “Titanic” e “O Senhor dos Anéis”. Aos 79 anos.
César Luis Menotti, antigo jogador e treinador de futebol argentino, campeão mundial em 1978 no comando técnico da seleção da Argentina. Aos 85 anos.
Dia 6:Bernard Pivot, jornalista francês, conhecido pelos programas de televisão “Apostrophes” e “Bouillon de Culture”. Membro da Académie Goncourt desde 2004 e presidente de 2014 a 2019. Aos 89 anos.
Dia 7: Helen Hill, académica e ativista australiana, escreveu ‘A História de Timor’, publicado no final de 1975. Foi condecorada em 2014 pelo antigo Presidente Taur Matan Ruak com a medalha da Ordem de Timor-Leste. Aos 79 anos.
Dia 8: Steve Albini, músico e produtor norte-americano de Shellac e Big Black, produziu álbuns dos Nirvana, Pixies ou PJ Harvey, entre outros. Aos 61 anos.
Dia 10: Fernando Emílio, jornalista, conhecido como ‘Padrinho’ na caravana, por ter ajudado a formar várias gerações de jornalistas que acompanharam a Volta a Portugal em bicicleta. Iniciou o seu percurso nos Emissores Associados de Lisboa, em 1973, e passou pela Rádio Comercial (1975-2005), antes de se tornar cronista do jornal A Bola. Aos 77 anos.
Dia 13: Alice Munro, escritora canadiana, vencedora do Prémio Nobel da Literatura, em 2013, e do Prémio Man Booker Internacional, em 2009. Publicou títulos como “O Amor de uma boa mulher”, “A vista de Castle Rock”, “O progresso do amor”, “Vidas de raparigas e mulheres” ou “Amada vida”, entre outros. Aos 92 anos.
Sherif Lawal, pugilista inglês, na sequência do seu primeiro combate como lutador profissional. Aos 28 anos.
Dia 14: Manuel Alves, designer da dupla de estilistas Alves/Gonçalves. Aos 72 anos.
Dia 16: Casimiro de Brito, poeta e ficcionista com mais de 50 obras publicadas, distinguido com vários prémios ao longo da sua carreira literária. Exerceu funções como vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores e presidente do P.E.N. Clube Português assim como da Association Européenne pour la Promotion de la Poésie. Aos 86 anos.
Dia 19: Ebrahim Raïssi, clérigo religioso, eleito Presidente do Irão em 2021. Aos 63 anos.
Dia 23: Morgan Spurlock, realizador norte-americano, conhecido pelo documentário “Super Size Me – 30 Dias de Fast Food” (2004), uma crítica à ‘fast food’ e ao impacto deste tipo de alimentação na saúde física e mental, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário em 2004. Aos 53 anos.
Dia 29: Manuel Henrique Santana Castilho, professor e antigo subsecretário de Estado dos Assuntos Pedagógicos do Ministério da Educação e Universidades, foi subsecretário de Estado Adjunto do VIII Governo, com Fraústo da Silva como ministro. Aos 80 anos.
JUNHO
Dia 4: Maria João Sande Lemos, fez parte da fundação do Partido Social Democrata (PSD), uma das fundadoras do Movimento “Nós Somos Igreja” em Portugal. Aos 85 anos.
Dia 6: Fumihiko Maki, arquiteto japonês, autor da Torre 4 do novo World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos, um dos arranha-céus construídos após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Galardoado com o Prémio Pritzker em 1993, foi reconhecido em 2013 pelo Governo japonês como Personalidade de Mérito Cultural. Aos 95 anos.
Dia 8: Mark James, Francis Zambon, compositor norte-americano, autor de temas como “Suspicious Minds”, popularizado por Elvis Presley, ou “Always on my mind”. Membro do Passeio da Fama dos Compositores desde 2014. Aos 83 anos.
Dia 11: Françoise Hardy, cantora e compositora francesa, teve o primeiro sucesso em 1962 com “Tous les garçons et les filles”. No ranking das 200 melhores cantoras de todos os tempos da revista americana Rolling Stone em 2023, foi a única representante da França. Aos 80 anos.
Luís Camacho, artista plástico, autor de obras de arte pública, entre as quais o grande painel de azulejos da Rua da Mãe de Água, no Príncipe Real, criada no âmbito do projeto Sétima Colina, da Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura. Aos 68 anos.
Dia 12: Fernando José de França Van-Dúnem, político e diplomata angolano, primeiro-ministro de Angola por duas vezes, entre 1991 e 1992 e de 1996 a 1999, vice-ministro das Relações Exteriores e ministro da Justiça. Entre 1982 e 1986 foi embaixador de Angola em Portugal e Espanha. Aos 89 anos.
Dia 15: João Galamba, jornalista, iniciou a carreira na redação do jornal Século, onde esteve até à sua extinção, em 1978. Foi delegado da ANOP – Agência Noticiosa Portuguesa em Cabo Verde e na Guiné-Bissau e depois editor da secção África, chefe de redação e editor de fim de semana na Agência Lusa. Terminou a carreira como editor de fecho do Diário de Notícias. Aos 75 anos.
Maria Quintans, poetisa e dramaturga, fez parte da criação da revista Inútil, onde foi diretora editorial, e criou as editoras Hariemuj Editora, Cama de Gato Editora e Edições Guilhotina. Aos 65 anos.
Dia 16: Regina Veloso, nadadora, a primeira mulher portuguesa a competir na modalidade em Jogos Olímpicos, ao participar na edição de 1960 em Roma, Itália. Aos 85 anos.
Dia 18: Rui Rodrigues, ‘Juca’, ex-futebolista e antigo treinador do Marítimo. Aos 69 anos.
Anouk Aimée, atriz francesa, partilhou o ecrã com Jean-Louis Trintignant no lendário “Um homem e uma mulher”, que ganhou a Palma de Ouro em 1966. Aos 92 anos.
Dia 20: Donald Sutherland, ator canadiano, começou com o filme “Doze Indomáveis Patifes”, de Robert Aldrich e depois em obras como “A Invasão dos Violadores”, de Philip Kaufman, ou “Gente Vulgar”, de Robert Redford. Em 2017, foi galardoado com um Óscar honorário e, um ano depois, o festival de San Sebastián concedeu-lhe a mesma honra. Aos 88 anos.
Dia 24: Chude Mondlane, cantora moçambicana e filha de Eduardo Mondlane (1920-1969), fundador e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo). Aos 66 anos.
Alexandros Tombazis, arquiteto grego, autor dos projetos da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, inaugurada em 2007. Aos 85 anos.
Dia 25: José Forjaz, arquiteto, fez projetos para várias entidades moçambicanas e africanas, entre os quais o projeto para o Panteão Nacional na Katembe, o edifício para o Tribunal Administrativo, o panteão nacional de Moçambique e o anteprojeto para a transformação do edifício da sede Clássica do Banco Standard Bank. Aos 88 anos.
Dia 27: Manuel Fernandes, ex-futebolista e antigo treinador do Sporting. Aos 73 anos.
Maria José Nápoles, primeira portuguesa a competir em esgrima nos Jogos Olímpicos de Roma 1960, em Itália. Aos 87 anos.
Dia 30: Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista. Na década de 1950, recebeu o Prémio Nacional de Cerâmica Sebastião de Almeida e o diploma de honra da Academia Internacional de Cerâmica no Festival Internacional de Cerâmica de Cannes, em França. A ampliação da estação de metro de Champs Elysées-Clémenceau, Paris, é inaugurada com novas obras, depois de originalmente concebida e totalmente decorada pelo artista português, em 1995, incluindo o painel em azulejo “Paris-Lisbonne”. Recebeu, em Paris, em 2019, a medalha de Mérito Cultural do Governo português e a Medalha Grand Vermeil, a mais alta condecoração da capital francesa, onde viveu grande parte da sua vida. Aos 97 anos.
JULHO
Dia 1: Ismaïl Kadaré, escritor albanês, autor de uma importante obra literária durante a ditadura de Enver Hoxha (1908-1985). Distinguido com o Man Booker International Prize, Reino Unido, em 2005, e com o Prémio Príncipe das Astúrias, Espanha, em 2015, entre outros. Aos 88 anos.
Fausto Bordalo Dias, cantor e compositor, autor de “Chora, amigo chora”, que em 1969 lhe valeu o Prémio Revelação do antigo programa de rádio Página Um, e “Por Este Rio Acima” (1982). Em 2003, compôs “A Ópera Mágica do Cantor Maldito”, uma perspetiva sobre a história portuguesa pós-25 de Abril. Aos 75 anos.
Dia 2: Franco Charais, Capitão de Abril, tenente-general que teve um papel decisivo na libertação dos presos do forte de Caxias “ignorando as ordens do general Spínola”. Colaborou na redação do programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), base ideológica da revolução e, entre 1974 e 1982, integrou a Comissão Coordenadora do MFA, Conselho de Estado, Conselho de Revolução e comandou a Região Militar do Centro. Aos 93 anos.
Dia 6: Jon Landau, produtor cinematográfico norte-americano, vencedor de um Óscar com o filme ‘Titanic’, de James Cameron. Aos 63 anos.
Dia 9: Joana Marques Vidal, advogada, foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República, entre 2012 e 2018. Aos 68 anos.
Armando Carvalhêda, radialista, autor do “Viva a Música”, programa exclusivamente dedicado à divulgação da “música cantada em português”, que realizou durante 24 anos, entre 1996 e 2020, fazendo dele um dos programas com mais tempo de vida da Antena 1. Aos 73 anos.
Dia 11: Shelley Duvall, atriz norte-americana, protagonista do filme “The Shining” com Jack Nicholson, realizado por Stanley Kubrick em 1980. Com o ‘thriller’ “3 Women” (“Três Mulheres”), do realizador Robert Altman, conquistou o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, em 1977. Aos 75 anos.
Dia 12: Bill Viola, videoartista norte-americano, foi uma das figuras pioneiras de uma geração de artistas da década de 1970 que empregou videoarte e tecnologias de som. Aos 73 anos.
Dia 13: Rui Baltazar, jurista e político moçambicano, primeiro presidente do Conselho Constitucional, entre 2002 e 2004, e ministro da Justiça do Governo de Transição de Moçambique, de 1974 a 1978. Aos 91 anos.
Shannen Doherty, atriz norte-americana, interpretou a personagem Brenda na série ‘Beverly Hills 90210’. Aos 53 anos.
James B. Sikking, ator norte-americano, interpretou tenente Howard Hunter em “A Balada de Hill Street” (“Hill Street Blues”) e um médico bondoso em “O Menino Doutor” (“Doogie Howser, M.D.’). Aos 90 anos.
Dia 19: Toumani Diabaté, músico maliano, apelidado de “rei do kora”, instrumento de cordas africano semelhante a uma harpa. Aos 58 anos.
Dia 23: Dora Leal, atriz de revista e comédia. Estreou-se no Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, em 1964, na revista “Elas São o Espectáculo”. Fez parte do grupo fundador da Àdoque – Cooperativa de Trabalhadores de Teatro, em 1974. Foi casada com o ator José Viana (1922-2003). Aos 85 anos.
Dia 27: Susana Maria Alfonso de Aguiar, mais conhecida pelo nome artístico “Mísia”, fadista, recebeu o galardão francês Charles Cross. Em 2004, foi condecorada com a Ordem das Artes e das Letras de França e, em 2005, foi distinguida com a Ordem de Mérito da República Portuguesa. Aos 69 anos.
Dia 28: Joana de Barros Baptista, professora no ensino secundário e superior, esteve diretamente envolvida na criação do primeiro mecanismo oficial para a igualdade entre mulheres e homens em Portugal, o Decreto-Lei 485/77, que lançava as bases para a Comissão da Condição Feminina (mais tarde Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e hoje Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género). Em 1997, foi alta-comissária para Igualdade e a Família. Aos 88 anos.
AGOSTO
Dia 4: João Paulo Guerra, jornalista, foi editor e repórter na ex-Emissora Nacional (1974) e chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento da Direção de Programas desta estação, na origem da Rádio Difusão Portuguesa (1974-1975). Conquistou uma dezena de prémios, nomeadamente da Casa da Imprensa, o Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas, o Prémio Nacional de Reportagem do Clube de Jornalistas do Porto, e o Prémio Reportagem de Rádio do Clube Português de Imprensa. Aos 82 anos.
Dia 8: José Fernando Bautista, diplomata colombiano, exercia as funções de embaixador da Colômbia em Portugal. Aos 61 anos.
Issa Hayatou, dirigente camaronês, que liderou interinamente a FIFA após a crise de corrupção naquele organismo do futebol em 2015, e a Confederação Africana de Futebol ao longo de 29 anos. Aos 77 anos.
Dia 9: Susan Wojcicki, gestora norte-americana, ex-chefe do YouTube e pioneira em tecnologia que desempenhou um papel fundamental na ascensão da Google. Aos 56 anos.
Dia 11: José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal desde 2013, liderou o Instituto de Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude, e a Confederação de Desporto de Portugal. Aos 74 anos.
Dia 14: Gena Rowlands, atriz norte-americana, musa do realizador John Cassavetes (1929-1989), seu marido, conquistou dois Globos de Ouro, um prémio Daytime Emmy e três Primetime Emmy, incluindo pelo filme para televisão “Hysterical Blindness” (2022), da realizadora indiana Mira Nair. Em 2015, recebe um Óscar Honorário em reconhecimento da carreira e herança em Hollywood. Aos 94 anos.
Dia 15: José Ribeiro, músico, um dos fundadores do Trio Odemira, em 1958. Aos 97 anos.
Dia 16: Álvaro Monjardino, advogado, social-democrata e antigo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), deputado à ALRAA na I e II legislaturas (pelo círculo eleitoral da Graciosa) e na III legislatura (pelo círculo eleitoral da Terceira), exerceu o cargo de ministro-adjunto do primeiro-ministro no IV Governo Constitucional, chefiado por Carlos Mota Pinto (1978-1979). Aos 93 anos.
Dia 17: Sílvio Santos, Senor Abravanel, empresário e apresentador de televisão brasileiro, apresentava desde 1963 o “Programa Sílvio Santos”. Aos 93 anos.
Ana Faria, cantora e criadora de projetos musicais dedicados ao público infantil e juvenil nos anos 1980 e 1990, como os Onda Choc. Tornou-se conhecida em 1969 quando participou no programa “Zip-Zip”, onde cantou “Canção de Embalar”, de José Afonso. Aos 75 anos.
Dia 18: Alain Delon, ator francês, ficou conhecido internacionalmente pelos filmes “O Sol por testemunha”, de René Clément, e Rocco e Seus Irmãos”, de Luchino Visconti, ambos de 1960. Protagonizou “O Leopardo”, “A Piscina”, “Monsieur Klein”, entre muitos outros. Aos 88 anos.
Jorge Fraga, encenador e professor de teatro, um dos fundadores da companhia A Centelha e da Companhia de Teatro de Viseu. Aos 71 anos.
Dia 19: José Miguel Trigoso, engenheiro, presidente do Conselho de Direção da Associação de Prevenção Rodoviária Portuguesa, coordenador técnico e porta-voz da Comissão Técnica que elaborou o “Plano Nacional de Prevenção Rodoviária” em Portugal. Aos 75 anos.
Dia 21: Edmundo Cruz, engenheiro e artista plástico, criou uma máquina que permitia fazer a estampagem de tecidos dos dois lados, na vertical. Aos 96 anos.
Dia 26: Sven-Goran Eriksson, antigo treinador sueco, treinou o Benfica e a seleção inglesa de futebol. Aos 77 anos.
Dia 29: Adolfo Calisto, antigo futebolista, representou o Benfica entre 1966 e 1975, sagrando-se campeão nacional por seis vezes. Aos 80 anos.
SETEMBRO
Dia 5: Augusto Manuel Seabra, sociólogo, jornalista, programador e crítico cultural. Foi programador do festival DocLisboa e consultor do Script Fund, do antigo programa Media da União Europeia e foi um dos fundadores do jornal Público. Aos 69 anos.
António Silva, jornalista, exerceu funções de responsável da delegação do Algarve da agência Lusa na década de 1990. Aos 70 anos.
Dia 9: Graça Lobo, atriz, o seu desempenho de “Hedda Gabler”, de Henrik Ibsen, foi um dos seus maiores sucessos. Em 1979, fundou a Companhia de Teatro de Lisboa. Aos 85 anos.
James Earl Jones, ator norte-americano, deu voz ao lendário vilão Darth Vader da saga “Star Wars” e ao rei Mufasa no filme de animação “O Rei Leão”. Aos 93 anos.
Dia 11: Alberto Fujimori, antigo Presidente peruano entre 1990 e 2000, de origem japonesa. Aos 86 anos.
Chad McQueen, ator, produtor e piloto de corridas norte-americano, fundou a McQueen Racing, uma empresa que cria carros, motos e acessórios personalizados. Aos 63 anos.
Dia 13: Pravin Gordhan, político sul-africano e ativista contra o regime segregacionista ‘apartheid’, antigo ministro das Finanças entre 2009 e 2014, e depois entre 2015 e 2017, foi também ministro da Governação Cooperativa e dos Assuntos Tradicionais, em 2014 e 2015, durante os Governos do Presidente Jacob Zuma. Aos 75 anos.
Mary McFadden, estilista norte-americana e ex-editora da revista Vogue. Foi a primeira mulher presidente do Council of Fashion Designers of America, cargo que ocupou de 1982 a 1983. Aos 85 anos.
Dia 15: Tito Jackson, músico e guitarrista norte-americano, um dos membros dos The Jackson 5, banda do ‘rei da pop’ Michael Jackson (1958-2009). Aos 70 anos.
Dia 18: Dílon Ndjindji, cantor e bailarino moçambicano, considerado o “rei da marrabenta”, ritmo muito popular no sul do país. Foi agraciado com a Medalha de Mérito de Artes e Letras atribuída pelo Governo moçambicano. Aos 97 anos.
Salvatore ‘Totò’ Schillaci, antigo futebolista italiano, melhor marcador do Mundial de 1990. Aos 59 anos.
José-Alberto Marques, poeta pioneiro na poesia experimental e visual, recebeu 1.º Prémio Nacional de Literatura Infantojuvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de Abril, com o livro “A Magia dos Sinais”, saído em 1996. Aos 85 anos.
Dia 21: Rogério de Carvalho, encenador angolano, distinguido com o Prémio Almada 2001 e com o Grande Prémio da Crítica em 2012 por espetáculos que dirigiu para as companhias Ensemble e ‘As Boas Raparigas vão para o céu, as más para todo o lado’, no Porto. Prémio Nacional de Cultura e Artes em 2021 em Angola, na categoria de teatro. Aos 88 anos.
Dia 22: Emílio Mateus, empresário na área do turismo, fundou a etiqueta discográfica Estúdio e gravou nomes como Alfredo Marceneiro, Fernando Maurício e Beatriz da Conceição. Aos 101 anos.
Dia 27: Maggie Smith, atriz britânica, conhecida pela participação na série “Downtown Abbey” e nos filmes “Harry Potter”, recebeu dois Óscares pelos filmes “Quando a primavera acaba” (1970) e “Um apartamento na Califórnia” (1979). Em 1990, foi agraciada com o título de Dama da Coroa britânica. Aos 89 anos.
Dia 28: Alexandre do Nascimento, cardeal angolano, foi presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e arcebispo emérito de Luanda. Aos 99 anos.
Kris Kristofferson, cantor, compositor e ator norte-americano, escreveu clássicos como “Sunday Mornin’ Comin’ Down”, “Help Me Make it Through the Night”, “For the Good Times”. Venceu quatro Grammys e cinco galardões das associações de música country. Aos 88 anos.
Dia 29: João Rodrigues, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, dirigiu a Associação de Futebol de Lisboa. Aos 91 anos.
OUTUBRO
Dia 1: Veiga Trigo, antigo árbitro internacional de futebol. Aos 73 anos.
Dia 7: Johan Neeskens, futebolista neerlandês, fez parte da equipa do Ajax que conquistou três Taças dos Campeões Europeus consecutivas. Aos 73 anos.
Dia 9: Ratan Naval Tata, empresário indiano, presidente emérito do Grupo Tata. Aos 86 anos.
Dia 12: Alex Salmond, antigo primeiro-ministro escocês, considerado o arquiteto do referendo de 18 de setembro de 2014 que resultou na vitória do ‘Não’ com 55%, contra 45% de votos a favor da independência da Escócia. Aos 69 anos.
Dia 15: Antonio Skármeta, escritor chileno, membro do Movimento de Ação Popular e Unitária nos anos do Governo da Unidade Popular do Presidente socialista Salvador Allende. Vencedor do Prémio Planeta em 2003. Do seu livro “Ardiente paciência” (1983) saíram dois filmes: um com o mesmo título e outro como “O carteiro de Pablo Neruda”, protagonizado por Massimo Troisi. Em 2015, foi eleito membro efetivo da Academia Chilena de Línguas. Aos 83 anos.
Dia 16: Emídio Fernando, jornalista, foi diretor do jornal Tal&Qual e fundador do 24 Horas. Em Angola, fundou o jornal Nova Gazeta, do qual foi editor executivo, e dirigiu a Rádio Essencial. Aos 59 anos.
António Sena, artista plástico, a sua obra está representada em coleções portuguesas e estrangeiras como a do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu de Serralves, do Museu Nacional de Arte Contemporânea e da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, da Culturgest, da Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa. Aos 83 anos.
Liam Payne, compositor e guitarrista britânico, antigo membro da banda inglesa One Direction. Aos 31 anos.
Dia 18: Anne Caufriez, etnomusicóloga belga, doutorada em música tradicional portuguesa, responsável por obras de investigação, entre livros, artigos e álbuns de recolhas, como “Trás-os-Montes: Canções do trigo e gaitas-de-foles de pastor”). Aos 79 anos.
Dia 20: Mohammed Fethullah Gülen, clérigo turco, fundador e líder de um movimento muçulmano que a Turquia responsabiliza pelo golpe de Estado falhado de 2016. Aos 83 anos.
Dia 21: Aníbal Alcino, pintor, o último dos Independentes, grupo de artistas criado nos anos 40 do século XX, em Portugal. Aos 98 anos.
Paul Andrews, músico britânico, mais conhecido pelo nome artístico Paul Di’Anno, vocalista da banda de metal Iron Maiden. Aos 66 anos.
Dia 24: João Luís Oliva, editor e professor. Em 2014, escreveu uma autobiografia intitulada “editor, professor (mas sempre aluno), andarilho”. Aos 68 anos.
Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, intérprete de êxitos como “Eu tenho dois amores” e “Maravilhoso coração”. Aos 79 anos.
Dia 25: Zé Carlos, antigo futebolista brasileiro. Aos 56 anos.
Dia 29: Teri Garr, atriz norte-americana, ficou conhecida com o papel que desempenhou em “Tootsie – Quando Ele era Ela” (1982), de Sidney Pollack, ao lado de Dustin Hoffmann. Aos 79 anos.
Dia 30: André Freire, politólogo, autor de vários livros sobre atitudes e comportamentos eleitorais. Aos 63 anos.
NOVEMBRO
Dia 1: Camilo Mortágua, militante antifascista, integrou a Direção Revolucionária Ibérica de Libertação e participou no assalto ao navio Santa Maria, em 1961, sob o comando do capitão Henrique Galvão. Em 1991, fundou a Associação Terras Dentro, nas Alcáçovas, e foi presidente da Associação para as Universidades Rurais Europeias. Pai das deputas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua. Aos 90 anos.
Dia 2: Teresa Alegre Portugal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra entre 1988 e 2001, ex-deputada do PS. Viúva do guitarrista da Canção de Coimbra António Portugal (1931-1994), irmã do poeta e antigo vice-presidente da Assembleia da República Manuel Alegre e mãe do jornalista Manuel Portugal. Aos 85 anos.
Dia 3: Quincy Jones, produtor musical e compositor norte-americano, deixa um vasto legado, desde a produção do histórico álbum “Thriller” de Michael Jackson à composição de bandas sonoras para cinema como “A Cor Púrpura”. Aos 91 anos.
Dia 4: Joaquim Pinto, músico, fundador dos portugueses Mão Morta. Aos 68 anos.
Dia 7: Elidérico Viegas, fundador e presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve durante 26 anos. Aos 74 anos.
Dia 9: José Garrido, antigo futebolista do Desportivo de Chaves e do Benfica, entre outros. Aos 64 anos.
Pedro Machete, magistrado, juiz do Tribunal Constitucional entre 2012 e 2023, atualmente do Supremo Tribunal Administrativo. Filho do antigo líder do PSD e ministro de vários Governos Rui Machete. Aos 59 anos.
Dia 10: Alina Vaz, atriz, estreou-se, ainda aluna do Conservatório, na peça “Rei Lear”, de Shakespeare, com encenação de Francisco Ribeiro, “Ribeirinho”, em 1955, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Participou no México, em 1989, no Festival Cervantino, onde ganhou o prémio de Melhor Interpretação Feminina. Aos 88 anos.
Dia 11: Frank Auerbach, pintor germano-britânico, o seu trabalho ficou conhecido pela utilização do impasto, uma técnica de pintura em que a tinta, em particular de óleo, é espalhada de forma muito espessa, deixando as marcas dos materiais usados, como o pincel ou a espátula. Fez parte do London Group, associação que reuniu artistas como David Hockney, Michael Andrews e Paula Rego. Aos 93 anos.
Dia 12: Roy Haynes, músico norte-americano, baterista de jazz que tocou com Louis Armstrong, Charlie Parker e Chick Corea. Aos 99 anos.
Dia 15: Celeste Caeiro, conhecida como a Celeste dos Cravos, a mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974. Aos 91 anos.
Pedro Guerra, jornalista, foi assessor do antigo ministro da Defesa, Paulo Portas. Aos 58 anos.
Dia 17: Paulo Alexandre, cantor e locutor de rádio, conhecido pela adaptação que fez do tema alemão “Griechischer Wein”, de Udo Jürgens, para o português como “Verde Vinho”. Aos 93 anos.
Dia 18: Charles Dumont, cantor e compositor francês, com o letrista Michel Vaucaire assina “Non, Je Ne Regrette Rien”, cantada por Edith Piaf. Aos 95 anos.
Dia 22: Juan Arrias, jornalista e escritor espanhol, um dos principais especialistas da imprensa espanhola nos assuntos do Vaticano. Autor de “José Saramago: O Amor Possível”. Aos 92 anos.
Dia 24: Júlio de Carvalho, primeiro comandante das Forças Armadas de Cabo Verde e combatente na luta pela independência. Exerceu as funções de ministro do Interior e de ministro da Defesa e Segurança, sob governação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a cuja comissão política pertenceu. Aos 81 anos.
Dia 26: Joaquim Chaves, farmacêutico, fundador da Joaquim Chaves Saúde. Aos 94 anos.
Dia 28: Prince Johnson, antigo “senhor da guerra” na Libéria entre 1989 e 2003. Aos 72 anos.
Dia 30: Tchinda Andrade, a primeira mulher “abertamente declarada transgénero em Cabo Verde”, ganhou notoriedade internacional, em 2013, ao protagonizar o documentário “Tchindas”, sobre mulheres transgénero cabo-verdianas. Aos 45 anos
DEZEMBRO
Dia 1: Niels Arestrup, ator francês. No teatro, venceu o prémio Globos de Cristal 2017 para melhor ator pelo desempenho na peça “Atuação” e, em 2020, venceu o Prémio Molière pela interpretação em “Red”. No cinema com os filmes de Jacques Audiard, “De tanto bater o meu coração parou” (2005) e “Um profeta” (2009), venceu dois prémios César. Aos 75 anos.
Ilke Wyludda, atleta alemã, campeã olímpica do lançamento do disco nos Jogos Olímpicos Atlanta1996. Aos 55 anos.
Dia 3: Victor S. Gonçalves, arqueólogo e professor universitário. Aos 78 anos.
Dia 9: Dalton Trevisan, escritor brasileiro, Prémio Camões em 2012. Entre 1946 e 1948, editou a revista “Joaquim”, que reunia ensaios e contos de autores como António Cândido, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, e traduções de escritores como Franz Kafka, Marcel Proust ou Jean-Paul Sartre. Em 2011, recebeu o Jabuti – o maior prémio literário brasileiro – na categoria de contos e crónicas, com o livro “Desgracida”. No ano seguinte, venceu o prémio de literatura Machado de Assis 2011, pela Academia Brasileira de Letras. Aos 99 anos.
Dia 12: Noel Langa, artista plástico moçambicano. Aos 86 anos.
Martial Solal, pianista e compositor francês, partilhou palco com Django Reinhard, tocou com Lee Konitz, Chet Baker e Carmen McRae. Aos 97 anos.
Dia 14: Isak Andic, empresário espanhol de origem turca, fundador da marca de roupa espanhola Mango. Aos 71 anos.
José Lopes de Almeida, advogado e guitarrista, antifascista e deputado constituinte pelo Partido Comunista. Em 2013, recebeu a medalha de honra da Ordem dos Advogados pelo seu elevado mérito e honorabilidade no exercício da advocacia. Na música foi companheiro de Zeca Afonso (1929-1987) na canção de Coimbra. Aos 92 anos.
Dia 17: Marisa Paredes, atriz espanhola. Sob direção de Pedro Almodóvar participou nos filmes em “Saltos Altos”, “Tudo Sobre a Minha Mãe”, “A Flor do Meu Segredo”, “Fala com Ela” e “A Pele Onde eu Vivo”. Presidiu à Academia Espanhola de Cinema entre 2000 e 2003. Aos 78 anos.
Dia 18: Nina Monteiro, atriz de teatro, participou em operetas como “A Dança das Libélulas”, em 1949, e “O Conde de Luxemburgo”, em 1950, de Franz Lehár. No cinema entrou em “Agora é Que São Elas”, em 1954, de Fernando Garcia. Aos 92 anos.
Carlos de Almada Contreiras, antigo oficial da Marinha que indicou a canção “Grândola Vila Morena” como senha da operação militar que resultou na revolução do 25 de Abril de 1974. Foi conselheiro de Estado, conselheiro da Revolução e diretor do Serviço de Coordenação de Informações em 1975 (SDCI). Dirigia a coleção “Memórias de Guerra e Revolução”, editando obras que procuram estudar e clarificar a memória histórica da Revolução de Abril de 1974. Aos 83 anos.
Rik Van Looy, ciclista belga, foi o primeiro a conquistar os cinco ‘monumentos’ do ciclismo – Milão-Sanremo, Volta a Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Volta à Lombardia. Aos 90 anos.
Dia 19: Tsuneo Watanabe, jornalista e magnata japonês, editor-chefe do jornal de maior circulação do mundo Yomiuri desde 1985. Foi também presidente de um dos clubes profissionais de basebol mais conhecidos do Japão, os Yomiuri Giants. Aos 98 anos.
Dia 22: Álvaro Augusto Sabbo, antigo atleta olímpico, campeão de Portugal em Concurso Completo de Equitação, por uma vez, e em Saltos de Obstáculos, duas vezes. Participou nos Jogos Olímpicos Roma1960, em Concurso Completo de Equitação. Aos 98 anos.
Agostinho Jardim Gonçalves, padre e antigo chefe de gabinete do cardeal-patriarca José Policarpo, desempenhou cargos no Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos, no Comité Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento na América Latina ou na Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos portugueses. Irmão do banqueiro Jorge Jardim Gonçalves. Aos 92 anos.
Dia 23: Victor Mano, antigo atleta do Benfica e do Santa Clara, recordista nacional dos 100 metros, ao ar livre e em pista coberta. Aos 71 anos.
Dia 25: Osamu Suzuki, presidente e diretor do fabricante de automóveis Suzuki. Aos 91 anos.
Esmeralda Amoedo, fadista, vencedora da primeira Grande Noite do Fado de Lisboa, em 1953. Entre as suas criações constam “É mentira” (Jorge Rosa/João Vasconcelos), “À tua espera” (Maria Nelson/J.Fontes), “Mentiroso” (Ivete Pessoa/Pedro Rodrigues), “O Meu Nome” (J. Rosa/Alfredo Marceneiro) e “Não sou Ciumenta” (Carlos Conde/Marcha do Marceneiro, de A. Marceneiro), Aos 88 anos.
Warren Upton, militar norte-americano, o mais velho sobrevivente do ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941. Aos 105 anos.
Dia 26: Manmohan Singh, antigo primeiro-ministro indiano, considerado o arquiteto do programa de reformas económicas no país e de um acordo nuclear histórico com os Estados Unidos. Aos 92 anos.
Ney Latorraca, ator brasileiro. Aos 80 anos.
Dia 27: Olivia Hussey, atriz britânica, nascida em Buenos Aires, Argentina, vencedora de um Globo de Ouro pelo papel como a adolescente Julieta no filme de 1968 “Romeu e Julieta”, de Franco Zeffirelli. Aos 73 anos.
Dia 29: Jimmy Carter, antigo Presidente norte-americano e Prémio Nobel da Paz em 2002, “pelas décadas de esforços infatigáveis com o objetivo de encontrar soluções pacíficas aos conflitos internacionais”. Em 1977, Carter assinou o tratado que assegurou aos Estados Unidos o controlo do Canal do Panamá até 1999. Fundou a Carter Center, organização humanitária não-governamental. Aos 100 anos
Dia 30: Adília Lopes,o pseudónimo literário da poetisa, cronista, tradutora e documentalista Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira. Os seus primeiros poemas foram publicados pela Assírio & Alvim, no “Anuário de Poesia de Autores não Publicados”, de 1984, sendo “Um jogo bastante perigoso” (1985) a sua primeira obra. Aos 64 anos
Related Images:
PUBLICIDADE