Saúde
Acorda todo suado e não sabe o motivo? Conheça aqui as razões
A maioria das vezes a culpa é da escolha de um pijama quente que não deixa a pele respirar ou até mesmo meias numa altura em que os pés já não deviam andar cobertos. “Mesmo que a temperatura do quarto seja baixa, dormir em materiais que não são respiráveis e não promovem o fluxo de ar pode causar superaquecimento e suor”, explica Shelby Harris, professora de Neurologia e Psiquiatria na Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, citada pela Glamour.
Contudo, nem sempre a culpa é das meias ou do pijama. O stress e a ansiedade podem também estar por trás do problema, bem como os pesadelos e a apneia do sono, que “podem ativar a resposta natural do corpo ao stress”, esclarece. Para evitá-lo, procure ajuda de um profissional.
Menopausa, níveis de testosterona baixos ou hipertireoidismo, podem fazer sentir que deu a volta ao mundo a correr. Também a diabetes ou doenças cardíacas estão relacionadas com os suores durante a noite.
A Healthline menciona ainda que alguns medicamentos podem conduzir a esse efeito, como os esteróides, aspirina, antidepressivos ou antipsicóticos são alguns dos possíveis fatores.
Se os episódios não forem rotineiros, não há necessidade de preocupação, uma vez que é normal suar ocasionalmente enquanto dorme, no entanto, deve sempre consultar o seu médico para que possa avaliar o problema.
Related Images:
PUBLICIDADE