Se é daquelas pessoas que, assim que acorda, corre para a cozinha para beber o seu café logo de seguida, talvez seja hora de repensar esse hábito.
De acordo com especialistas, é melhor esperar algum tempo antes de ingerir cafeína pela manhã. A recomendação vem de Kim Barrett, professora na faculdade de medicina da Universidade da Califórnia, que, em entrevista ao HuffPost, explicou os motivos por trás desse alerta.
O grande culpado está no cortisol, o “hormónio do stress”, que atinge os seus níveis mais elevados logo pela manhã. Quando se consome café logo ao acordar, a cafeína pode interferir na forma natural como o corpo regula este hormónio. Isso pode resultar em aumento de irritabilidade e stress ao longo do dia.
PUBLICIDADE
Barrett sugere que o ideal é esperar cerca de uma hora a uma hora e meia após acordar antes de beber café. Durante esse tempo, o corpo pode estabilizar os seus níveis de cortisol de forma mais eficaz. Como alternativa, a especialista sugere o consumo de um café descafeinado ou até mesmo outras bebidas que não afetem tanto os níveis de cortisol.
Outro ponto importante é o consumo de café em jejum. Beber café com o estômago vazio pode intensificar os efeitos negativos da cafeína. Uma solução pode ser adicionar leite ou optar por outras bebidas que possam atenuar esse impacto.
Portanto, se quer começar o dia com mais calma e menos stress, talvez seja uma boa ideia esperar um pouco antes de tomar o seu café matinal.
PUBLICIDADE