Portugal

Acontecimento (muito raro) vai surgir nos céus

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 09-01-2025

Imagem: Depositphotos.com

Um acontecimento muito raro vai surgir nos céus no final de fevereiro, mas também ainda este mês.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

No dia 28, todos os outros sete planetas do Sistema Solar aparecerão no céu noturno ao mesmo tempo. Saturno, Mercúrio, Neptuno, Vénus, Úrano, Júpiter e Marte vão estar alinhados numa fila perfeita.

Mas, não é tudo. Até 21 de janeiro, seis dos outros sete planetas aparecerão no céu ao mesmo tempo num grande alinhamento. Marte, Júpiter, Urano, Neptuno, Vénus e Saturno, com exceção de Mercúrio.

Na verdade, não é invulgar que alguns planetas estejam do mesmo lado do Sol ao mesmo tempo. No entanto é menos comum que a maioria, ou mesmo todos os planetas, se alinhem.

A reunião de cinco ou seis planetas é conhecida como um grande alinhamento, sendo de cinco planetas significativamente mais frequentes do que os de seis. Os grandes, de sete planetas, são naturalmente, os mais raros de todos.

Estes alinhamentos não são as filas de planetas que vê em diagramas e ilustrações do Sistema Solar. Infelizmente, isso não acontece de facto no Universo real. No entanto, os planetas parecem estar dispostos ao longo de uma linha imaginária.

Isto acontece porque todos os planetas orbitam o Sol num plano plano chamado eclítica. Alguns planetas têm órbitas ligeiramente inclinadas para cima ou para baixo deste plano. Mas estão todos mais ou menos ao mesmo nível, como as ranhuras de um disco, graças à forma como estrelas como o nosso Sol se formam, como se pode ler no Leak.

Ocasionalmente, os planetas estarão do mesmo lado do Sol à medida que se movem ao longo das suas órbitas, pelo que podemos vê-los no céu ao mesmo tempo. É isto que vai enfeitar o céu nas noites de 21 de janeiro e 28 de fevereiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE