Política
Aclamação sem votação gera sururu no PS/Coimbra
O que tem ‘água no bico’, para uns, não passa, para outros, de um episódio irrelevante.
Acontece que uma aclamação à eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, feita, esta semana, no âmbito de uma reunião da Comissão Política Concelhia de Coimbra (CPCC) do PS, sobressaltou apoiantes de Ana Abrunhosa e não só.
PUBLICIDADE
Ambas ex-ministras, Maria Manuel e a actual deputada à Assembleia da República Ana Abrunhosa contam com apoios no seio do Partido Socialista para eventual candidatura em 2025 à presidência da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
David Ferreira da Silva, com dívida de gratidão à eurodeputada cessante, preconizou, anteontem (14), numa sessão da CPCC do Partido Socialista, a aprovação de um voto de louvor a Maria Manuel.
Perante a relativa aclamação à deputada ao Parlamento Europeu, a proposta de Ferreira da Silva acabou por não ser objecto de votação. Ainda assim, o presidente cessante da CPCC do PS, Ricardo Lino, considerou que o órgão “expressou o seu reconhecimento” à eurodeputada através da “aprovação por aclamação de um voto de louvor”.
Ramiro Simões Santos, por exemplo, reagiu, através das redes sociais, dizendo não se tratar de uma deliberação daquele órgão partidário.
Socialistas defensores da indigitação de Ana Abrunhosa para candidata à liderança do Município de Coimbra acham que a iniciativa de David tem ‘água no bico’ e imputam presumível ingenuidade a Ricardo Lino (igualmente deputado à AR), aspirante à reeleição para a presidência da sobredita CPCC.
PUBLICIDADE
Hernâni Caniço, vereador da CMC, voltou a fazer a apologia da indigitação de Ana Abrunhosa, embora alguns eventuais apoiantes da potencial candidata preconizem que o debate sobre o assunto ocorra apenas depois de 09 de Junho (data da eleição dos próximos eurodeputados).
No contexto da intervenção de Hernâni Caniço, o dirigente partidário Virgílio Mendes (Santa Cruz) propôs a aprovação de um voto de louvor a Ana Abrunhosa pelo seu recente desempenho como cabeça de lista do PS por Coimbra à eleição de deputados à AR (iniciativa que também não foi sujeita a votação).
“Proposto outro voto de louvor a outra personalidade” [Ana Abrunhosa], assinala Ramiro Santos, Victor Baptista “lembrou não ser usual este tipo de propostas e as mesmas foram retiradas da ordem de trabalhos” da mais recente reunião da CPCC do PS.
Ex-líder distrital do PS/Coimbra, antigo vereador, ex-deputado à AR e outrora governador civil, Victor Baptista considerou não se tratar do momento para levar por diante o debate acerca da indigitação do(a) candidato(a) do PS à presidência da CMC.
Segundo fontes partidárias, Victor Baptista não é entusiasta da hipotética indigitação de Maria Manuel, não se pronunciou quanto a Ana Abrunhosa e aludiu ao presidente da Assembleia Municipal de Coimbra (AMC), Luís Marinho, que também acalentará a esperança de vir a perfilar-se para a liderança camarária.
Tal alusão consistiu em recordar que apesar de Luís Marinho ter sido vice-presidente do Parlamento Europeu isso nunca lhe proporcionou qualquer voto de louvor.
Ao alegar que há-de chegar o tempo de potenciais pré-candidatos(as) à liderança do Município de Coimbra dizerem “ao que vêm”, Baptista foi aplaudido pela generalidade dos membros da CPCC do Partido Socialista.
Quem acha que o protagonismo irá conjugar-se no feminino propõe uma ‘saída’ salomónica: Ana Abrunhosa candidata à Câmara e Maria Manuel a encabeçar a lista do PS para a AMC.
Related Images:
PUBLICIDADE