Coimbra
Académica – União: Um jogo para a história do Cidade de Coimbra
A Académica (Liga 3) venceu hoje o União de Coimbra (Campeonato de Portugal) por 3-0, em jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, que marcou o reencontro dos velhos rivais de Coimbra 39 anos depois.
Num jogo de emoções fortes até ao final, os golos foram apontados por Chico e João Victor, que ‘bisou’, já no prolongamento, que a formação unionista jogou reduzida a 10 jogadores por expulsão de Amaral, por duplo amarelo, mesmo a acabar o tempo de compensação do tempo regulamentar.
PUBLICIDADE
As duas equipas, que se tinham defrontado pela última vez em maio de 1984, numa partida da II Divisão Nacional, jogaram esta tarde no Estádio Cidade de Coimbra perante mais de 10 mil pessoas nas bancadas, a maioria afeta à ‘briosa’.
Durante a partida, os ‘estudantes’ foram superiores ao adversário e dispuseram de um grande número de oportunidades, uma boa parte travada pelo guarda-redes do União Mauro Leal, um dos responsáveis pelo nulo que se registava no final do tempo regulamentar e pelo resultado final não ter sido mais volumoso.
O União de Coimbra conseguiu ser superior nos primeiros cinco minutos do encontro e dispôs de uma grande oportunidade a terminar a primeira parte, mas Nuno Oliveira teve um falhanço incrível.
Com histórias diferentes, a Académica, que milita atualmente na Liga 3, esteve 64 anos na I Divisão, e o União, que disputa o Campeonato de Portugal, apenas competiu no principal escalão do futebol nacional na época 1972/1973, precisamente na temporada em que o rival da cidade tinha sido despromovido à II Divisão Nacional.
Na segunda década deste milénio, os ‘azuis’ da cruz de Santiago entraram em processo de insolvência e foram obrigados a mudar o nome do clube para União 1919, numa referência ao ano de fundação.
Veja vídeos (do antes, durante e depois) no Facebook Notícias de Coimbra
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE