O modelo de referência da Meteored revela as principais tendências climáticas para o mês de abril.
De acordo com Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, o mês de abril deverá apresentar um tempo ligeiramente mais quente do que o habitual, com algumas variações nas regiões do país.
Em termos de temperatura, espera-se que tenha valores ligeiramente superiores ao normal. No interior do Norte e Centro de Portugal, as temperaturas máximas médias devem variar entre 13 ºC (Guarda) e 17 ºC (Vila Real), enquanto no litoral Norte as máximas ficam entre os 18 ºC e 19 ºC. Nas principais capitais distritais do Centro, a temperatura pode atingir os 20 ºC, e nas regiões da Área Metropolitana de Lisboa, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo e Algarve, as temperaturas rondam os 20 ºC.
PUBLICIDADE
Os distritos de Castelo Branco e Portalegre, as regiões a norte do rio Mondego, os Grupos Central e Oriental dos Açores, e quase todo o arquipélago da Madeira deverão ter uma anomalia térmica positiva, com temperaturas entre 0,5 ºC e 1 ºC acima da média climatológica.
Quanto à precipitação, abril é tradicionalmente um mês chuvoso, e a previsão para 2025 aponta para uma quantidade de chuva superior à média em várias regiões. Em particular, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, no Norte de Portugal, poderão registar uma precipitação superior a 100 mm. Nas principais zonas da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve, os valores de precipitação deverão variar entre 39 mm (Faro) e 78 mm (Portalegre).
A previsão de Meteored para abril de 2025 indica que grande parte das Regiões Norte e Centro de Portugal terão mais chuva do que o habitual, com anomalias positivas de precipitação entre 10 e 20 mm, especialmente nas zonas a oeste da Barreira de Condensação e em torno da Serra da Estrela. O Nordeste Transmontano também deverá registar entre 5 e 10 mm a mais do que a média, enquanto os Açores e a Madeira não terão desvios significativos nas suas médias de precipitação.
De forma geral, abril em Portugal será marcado por temperaturas ligeiramente mais altas do que o normal e um mês com maior precipitação em algumas regiões, o que pode gerar um tempo mais instável, especialmente no Norte e Centro do país. Estes fatores devem ser acompanhados de perto para se adequar aos planos e expectativas para este mês da primavera.
PUBLICIDADE