Saúde

A verdade sobre o leite inteiro que vai surpreender muitos clientes

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 31-03-2025

Imagem: Depositphotos.com

Muitos consumidores podem surpreender-se ao encontrar nas prateleiras o rótulo “leite inteiro”. Afinal, seria esse um novo tipo de leite? A resposta é não. A designação “leite inteiro” é, na verdade, equivalente ao termo “leite gordo”, ambos usados para descrever o mesmo produto, conforme estabelece a legislação portuguesa.

De acordo com as normas em vigor, os diferentes tipos de leite são classificados com base no seu teor de gordura. O leite gordo ou leite inteiro contém um mínimo de 3,50% de matéria gorda, podendo ser considerado “estandardizado” ou “não estandardizado”. No primeiro caso, o leite passa por um processo que garante que o seu conteúdo de gordura seja igual ou superior a este valor, enquanto no segundo, o teor de gordura não é alterado desde a ordenha.

PUBLICIDADE

publicidade

Existem também outras variedades, como o leite parcialmente desnatado (também conhecido como leite meio-gordo), que apresenta um teor de gordura entre 1,50% e 1,80%, e o leite desnatado, com um teor de gordura reduzido a 0,50% ou menos, pode ler-se na DECO PROteste.

PUBLICIDADE

Portanto, a distinção entre os tipos de leite é, na realidade, uma questão de nomenclatura e teor de gordura, e não de um novo produto. A terminologia utilizada na embalagem, como “leite inteiro”, segue as normas legais e está em conformidade com a regulamentação sobre produtos lácteos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE