Vamos

“Tão Especial”. A Capital do Pêssego no Museu da Covilhã

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 14-07-2024

Com o objetivo de preservar a identidade, as singularidades e a memória do Concelho da Covilhã, no próximo dia 17 de julho, pelas 18:00, o Museu da Covilhã acolhe “A Freguesia Vai ao Museu”. Nesta segunda edição a freguesia convidada é Orjais.

PUBLICIDADE

A iniciativa faz parte de um ciclo de ações com todas as freguesias do concelho, onde é dinamizado um conjunto de atividades e conversas informais.

Assim, a Freguesia de Orjais vai ao Museu da Covilhã e trará os seguintes convidados:

PUBLICIDADE

Luísa Rodrigues é licenciada em Ensino de História pela Universidade de Évora em 2000 e tem feito do ensino a sua paixão. Nascida e criada em Orjais, mantém com a sua aldeia estreitas ligações, apesar de aí não ter vivido durante 30 anos.

Viveu pelo Alentejo, emigrou para a Suíça e voltou às origens há 5 anos. Nestes
últimos tem dado aulas de História nas escolas do concelho da Covilhã.

PUBLICIDADE

Fernando Valério da Silva nasceu em Orjais em 1958. Filho de pais agricultores, após a conclusão dos seus estudos, casou e passou a residir nesta freguesia. Tem dois filhos e três netos. Ganhou gosto pela agricultura, mais precisamente pela fruticultura onde iniciou a sua atividade. Chegou a plantar e tratar 50 hectares de árvores de fruta, nomeadamente pessegueiros.

Forneceu inicialmente grandes superfícies como o Continente e o Carrefour. Hoje, produz cerca de 150 oneladas do tão saboroso pêssego de Orjais onde existe um microclima peculiar para o desenvolvimento desta fruta “Tão Especial”.

Também participou ativamente no desenvolvimento social e cultural da freguesia, onde exerceu os cargos de Presidente da Assembleia de Freguesia, Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Orjais e Presidente do Centro de Dia de Orjais. Pertence, atualmente, à Direção da Associação de Regantes da Cova da Beira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE