Coimbra

A Ribeira de Coselhas esconde mais do que imagina

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 18-02-2025

Imagem: DR

O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) convida a comunidade a descobrir a ribeira de Coselhas e a sua biodiversidade.

A caminhada ao longo desta ribeira urbana realiza-se este sábado, 22 de fevereiro, a partir das 15:00.

PUBLICIDADE

publicidade

“O nosso objetivo é envolver a comunidade local, proporcionando um momento de descoberta e partilha sobre este curso de água tão importante para a cidade de Coimbra e a sua biodiversidade. Sabemos que a ribeira já desempenhou um papel significativo na vida de muitas pessoas e queremos ouvir essas histórias, valorizando as memórias e a relação dos moradores com este ecossistema”, explicam Maria João Feio e Sónia Serra, investigadoras do MARE/FCTUC.

PUBLICIDADE

Esta caminhada decorre no âmbito do projeto “OneAquaHealth”, que pretende demonstrar como o bem-estar dos ecossistemas aquáticos está altamente interconectado com o homem, os contextos urbanos de saúde e a mitigação de surtos de doenças. Com o intuito de restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas nas cidades, os investigadores estão a monitorizar indicadores de alerta precoce para avaliar o equilíbrio do ecossistema e fornecer, aos decisores, ferramentas que permitam decisões adequadas e atempadas.

O ponto de encontro para o passeio é ao fundo da Calçada do Gato, na Capela de São Romão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE