Opinião

A minha aldeia

OPINIÃO | Angel Machado | 11 meses atrás em 20-12-2023

Segundo a escritora americana Joan Didion, “os escritores estão sempre traindo alguém”.  Não sei se é verdade mas, às vezes, resistimos à própria consciência ou a dar asas às palavras porque elas confrontam-nos com a realidade – o ruído instala-se entre o a verdade e a ficção. 

Escrevo para os que gostam de ler; para as pessoas que debatem ideias, ainda que diferentes das minhas, mas, sem assumirem o posto de guardiãs da verdade ou do absolutismo de uma vertente – sobre qualquer assunto que envolva saúde pública, cultura, sociedade ou política. Escrevo para as pessoas com alma, que querem permanecer lúcidas, mesmo que na paisagem haja falta de empatia. 

PUBLICIDADE

Gosto de pessoas esclarecidas que não ajam por impulso, mesmo quando a civilidade é a única alternativa. Sim, podemos estar em lados opostos e manifestar respeito mútuo, essa é a identidade da civilização que ainda não se encontrou na dialética da evolução.

Habituei-me a ouvir que sou mulher, antes de ser a Angel Machado. Todas as mulheres têm como o primeiro nome: mulher. 

Mulher Maria, Mulher Teresa, Mulher Luísa, Mulher Madalena, Mulher Eva. Não é sorte, é a ridicularização do feminino. Nós podemos ser pedintes de rua e primeira-ministra e, ainda assim, subestimadas e irrelevantes. Na maior parte da história, nós não existimos, apesar de sermos o embrião da humanidade.

Cito um fragmento do poema da escritora brasileira Sylvia Damiani, do livro Atlas (2022): “homens escrevem grandes livros, enquanto mulheres tiram a roupa da máquina”. Isto ilustra o contexto no qual estamos inseridas, não é uma metáfora.

A minha aldeia não é o mundo, é uma ponte para ligar a História, colocar no mapa a opinião e o sacrifício do que significa ser mulher no século XXI. E, contudo, ainda estamos a fazer a viagem sozinhas, resistimos quando a linguagem é a melhor companhia, mas, mesmo assim, às vezes nos trai.

PUBLICIDADE

publicidade


 Opinião: Angel Machado | Escritora e Jornalista

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE