Estreou na RTP a nova série “Daqui houve resistência”, para comemorar o 51º aniversário do 25 de Abril de 1974. No primeiro episódio, a série retrata a luta estudantil de Coimbra.
No cenário da luta estudantil, acompanhamos Alberto, aluno da Universidade de Coimbra e Presidente da Associação de Estudantes que, ao ouvir um comentário de Marcello Caetano com os seus colegas, pede a palavra numa apresentação na Universidade e é logo castigado.
A crise académica de 1969 começou quando não foi permitido aos estudantes o uso da palavra durante a inauguração do edifício das matemáticas.
PUBLICIDADE
Os estudantes, que já estavam em protesto exigindo a reintegração de professores e a democratização do ensino superior, tomaram conta da sala onde decorria a inauguração. A crise agudiza-se nos dias seguintes com a prisão de vários dirigentes académicos e a ocupação de Coimbra por forças militares e policiais.
O Ministro da Educação e o reitor acabariam por se demitir, mas vários estudantes da academia seriam forçados a integrar as forças armadas, seguindo para a guerra do ultramar.
O primeiro episódio da série “Daqui houve resistência” procura representar de forma fidedigna este momento, com cenas gravadas em Coimbra, e com estudantes de Coimbra, utilizando como pano de fundo a Universidade e as escadas monumentais.
A série, que estreou a 25 de Abril de 2025, terá 5 episódios. Em exibição até 2 de maio, esta obra começa a sua narrativa em 1968 e terminará em 1974, passando por temáticas como a Guerra Colonial, as greves, os estudantes, a luta armada e as falsas eleições.
PUBLICIDADE