Portugal

A história mágica por trás do nome da Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 13-04-2025

Quem sobe à Serra da Estrela sente a imponência do ponto mais alto de Portugal continental. Mas por trás do frio, da neve e da paisagem deslumbrante, esconde-se uma das lendas mais bonitas de Portugal: a história de um pastor e de uma estrela, a origem lendária do nome que batiza a serra.

A lenda conta que, numa noite uma estrela caiu do céu e falou com um pastor solitário. A estrela disse se seguisse o seu brilho, o pastor iria encontrar o destino com que sempre sonhara. Posto isto, o pastor e o seu fiel companheiro partiram em direção à estrela que lhes falou.

PUBLICIDADE

publicidade

Caminharam dias, meses, anos e, por fim, chegaram a uma alta e bela serra, tão alta que ficava bem perto da estrela que os ajudou. Ali decidiram viver até ao fim dos seus dias. Diz-se que a estrela ali permaneceu, mais brilhante do que todas as outras, por ter conhecido o amor de um pastor.

PUBLICIDADE

Como acontece com tantas lendas, esta também tem várias versões. Há quem diga que a estrela surgiu num sonho. Outros contam que o cão do pastor morreu a meio da viagem. Algumas versões até dão ao pastor o destino de rei. Mas há algo que nunca muda: a presença do pastor e da estrela – os grandes protagonistas da lenda.

Mas pode a lenda explicar a realidade?, pergunta-se o site Portugal Num Mapa.

“A designação antiga para a mais alta serra de Portugal continental era montes hermínios, nome que ainda se mantém entre visitantes mais eruditos. O nome Serra da Estrela surgiu depois, e talvez se referisse apenas a uma parte dela, a do Malhão da Serra, vulgo Torre”, escreve o site.

Algumas teorias sugerem que o nome “Estrela” derivaria do latim stelae, que significa marco ou coluna, ou até que estaria relacionada com cultos antigos ao “portador da luz”, Lúcifer – aqui no sentido original, enquanto representação de Vénus, a estrela da manhã.

Seja mito ou memória ancestral, a verdade é que a lenda da Serra da Estrela reflete um fascínio milenar pelo céu, pelas montanhas e pelos mistérios que ligam o homem à natureza.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE