Mundo

A Guerra que mudou o mundo: Os 80 anos do Dia D

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 10-01-2025

A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais transformadores do século 20 e o maior e mais destrutivo da história.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Como aponta um artigo da National Geographic de novembro de 2022, gerou profundas alterações a longo prazo nos sistemas político, social e económico. 

Começa a 1 de setembro de 1939 com a invasão da Alemanha à Polónia e só terminou na Europa em maio de 1945. A guerra colocou os países Aliados (Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética) contra as potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália).

Após vários anos de luta, a 6 de junho de 1944, durante o que ficou conhecido como Dia D, mais de 150 mil tropas aliadas desembarcaram na região da Normandia, na França, o que culminou com a libertação do país das forças do Eixo no final de agosto daquele ano.

O avanço, juntamente com a ofensiva fracassada da Alemanha na região de Ardenas (fronteira da França com a Bélgica e a Alemanha) durante o inverno de 1944-1945, marcou o impulso final do Terceiro Reich nazista.

Por outro lado, o Exército Vermelho (nome dado às forças da União Soviética (URSS)), avançou do leste e reivindicou todo o território sob controlo alemão para a esfera soviética.

A ofensiva terminou a 30 de abril de 1945 com o suicídio de Adolf Hitler. Quando as tropas soviéticas avançaram para a residência do chanceler alemão. Sem o seu líder, a Alemanha rendeu-se aos aliados a 7 de maio de 1945 em Reims, França, e a 9 de maio repetiu o ato de rendição para os soviéticos, em Berlim.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE