Saúde

Pela sua saúde comece a prestar atenção à cor da sua língua

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 24-05-2023

Uma mudança de cor na língua pode indicar uma condição de saúde mas, na maioria dos casos, não é grave.

Less Gause, especialista em Cirurgia Dentária e dentista da Smile Design falou com a Men’s Health  e revelou vários aspetos que podem mudar a cor da língua. Antes, importa esclarecer que uma língua saudável terá um tom rosa pálido. Se a sua está com uma cor diferente, é importante perceber o que se passa. 

PUBLICIDADE

Branca: Se apresentar um “revestimento branco espesso na superfície da língua, também conhecido como leucoplasia, pode ser resultado do fumo do cigarro ou da irritação da língua. A leucoplasia é mais comum em pessoas que fumam muito”, lê-se no artigo.

Vermelha com manchas: Gause explica que esta condição “é chamada de língua geográfica. É muito comum e não é perigoso. A língua tem marcas vermelhas e brancas que parecem um mapa, daí o nome.” Mas não tem que se preocupar. A razão é desconhecida, mas não é visto como perigoso para os especialistas.

Ponta da língua vermelha: “Curiosamente, ter a ponta da língua vermelha pode indicar stress “, continua o profissional. “A língua pode ficar inflamada sob alto stress. Logo, uma vez que as coisas acalmam, a língua volta ao normal. Além disso, os medicamentos psiquiátricos podem alterar tanto o fluxo salivar quanto a hidratação na boca, o que pode afetar a boca como um todo, incluindo a cor da língua”, explica.

Amarela: “Pode indicar problemas de fígado ou estômago”, diz o médico. “A língua amarela indica o início da doença, que mais tarde leva à coloração castanha ou preta”, continua. No entanto, “as causas mais comuns de uma língua amarela podem ser má higiene, tabagismo ou certos medicamentos”, diz. Melhorar a higiene dental é uma boa solução. Contudo, se não sentir nenhum resultado, deve consultar um médico.

Castanha: Este tom é geralmente causado por algo que ingeriu. “Uma descoloração acastanhada na língua pode ser causada pelo consumo de café ou tabagismo”, explica o especialista. Se tem com frequência a língua desta cor, pode estar a enfrentar problemas pulmonares devido ao tabaco.

PUBLICIDADE

Azul ou roxa: “Uma língua azul ou roxa pode indicar problemas cardíacos”, diz Gause à revista. “Se o coração não estiver a bombear sangue adequadamente, ou se existir falta de oxigénio no sangue, a língua pode ficar com uma cor roxa e meio azulada”, alerta. Se for o seu caso, não hesite em marcar uma consulta.

Pálida: Pode indicar uma deficiência de nutrientes e vitaminas A e B12. Aposte em alimentos como a cenoura, batata-doce, abóbora, melão, espinafre ou couve, peixe, carne bovina e cereais fortificados.

O mais importante é manter a calma e nunca autodiagnosticar-se. Saber as eventuais causas pode ajudá-lo, mas o próximo passo terá de passar por consultar um médico ou dentista para obter ajuda.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE